Como rezar o rosário: Aprenda a forma correta de fazer essa importante oração

Apesar de fazer parte da religião católica por anos, muitas pessoas ainda não sabem a forma correta de como rezar o rosário. A primeira informação que precisa ser dita é que existem diferentes tipos de rosário, a depender de qual Nossa Senhora que o fiel irá rezar, a época do ano, se faz parte de algum tipo de celebração específica, entre outros detalhes que são muito importantes.

Ao definir já isso tudo, fica muito mais fácil saber como ocorre essa determina reza do rosário. Por isso, antes de qualquer coisa, tenha essas definições em mente e, depois disso, veja como deve ser feita a oração da forma como a igreja católica ensinou.

Nos próximos tópicos você vai ter alguns exemplos das principais orações que fazem parte do rosário, para se ter uma noção de como cada uma delas funciona e qual a forma correta de fazê-la. Confira!

Como rezar o rosário

Rosário de Fátima

Nossa Senhora de Fátima é uma das principais santas que recebem a oração do rosário. Até porque esse símbolo nasceu da própria aparição da santa na época da primeira guerra mundial.

Existem quatro tipos de oração no rosário de Fátima: Os mistérios gozosos, dolorosos, gloriosos e os luminosos. Só aí já é uma definição importante, já que cada um deve ser feito em um ou vários dias específicos.

Por exemplo: os mistérios luminosos devem ser rezados apenas nas quintas-feiras, já os gozosos são de segunda a sábado, os dolorosos nas terças e sextas e os gloriosos de quarta a domingo.

As orações são as mesmas, o que muda é a forma como ele é feita, para o que e para quem é direcionada.

O terço do rosário de Fátima é dividido em muitas partes: sinal da cruz, Credo, Pai-Nosso, três Ave-Marias, Glória ao Pai e 1º ministério, oração de Nossa Senhora de Fátima, dez Ave-Marias e um Glória ao Pai.

Aí depois começa o 2º ministério, oração de Nossa Senhora de Fátima, dez Ave-Marias e um Glória ao Pai. Continua por todos os ministérios com a mesma repetição até chegar ao final que uma oração de Salve Rainha e a Ladainha de Nossa Senhora.

Canção Nova

Para quem não sabe ou ainda tem dificuldades para entender a ordem da reza do rosário, a Canção Nova disponibiliza a reza em seu site e também no próprio canal de televisão.

Corretamente

O rosário ele pode ser rezado de forma correta, sem a necessidade da oração específica de determinada Nossa Senhora.

Para isso, você segue a mesma linha de oração que é a cruz, o Credo, o Pai-Nosso, as três Ave-Marias, o Glória ao Pai e o início do primeiro ministério. São 5 ministérios por terço, cada um definido pelo dia que será feita a oração.

Apressado

Se você quer fazer uma reza do rosário mais rápida, basta fazer por apenas um ministério ou quantos puder. Aí é só seguir a ordem descrita no tópico acima, mas a repetindo apenas a quantidade de vezes que for fazer um ministério.

Imagem do Rosário

O Rosário é um tipo específico de terço que pede a proteção de Nossa Senhora para a própria pessoa, a família, agradece por tudo e pede o perdão aos pecados. A imagem do Rosário está em todos esses terços e serve como uma forma de honrar a imagem da Santa Mãe.

Imagem do Rosário

Quantos terços têm um rosário?

Um rosário é composto em sua totalidade por 150 orações. O terço tem esse nome exatamente por ele ser um terço do rosário, ou seja, possuir pedras para apenas 50 orações. Um rosário são três terços, então. Aprenda a oração do terço!

Ministérios do rosário

Como já foi dito, a oração do rosário é dividida em ministérios. São eles: os gloriosos, os dolorosos,  os gozosos e os luminosos. Cada um com 5 pequenos ministérios que devem ser rezados em cada rodada do rosário.

Se tiver alguma outra dica a respeito de como rezar o rosário, deixe-a no comentário aqui embaixo!

Veja também