Oração à Nossa Senhora das Graças: Origem, Oração Original e com Medalha Milagrosa!

Virgem Maria, a mãe de Jesus, teve muitas aparições por vários locais do mundo. Uma delas é a Nossa Senhora das Graças, uma das invocações mais especiais da santa e com mais devotos.

Conheça a origem desta versão da santa e saiba como fazer a oração original à Nossa Senhora das Graças.

Nossa Senhora das Graças

Origem de Nossa Senhora das Graças

A origem desta versão de Maria gira em torno de duas aparições muito famosas.

A primeira delas foi quando a santa apareceu numa visão para Santa Catarina Labouré, uma religiosa francesa já conhecida na igreja católica por fazer revelações; neste dia, ela visualizou uma medalha com a imagem de Nossa Senhora, que até os dias de hoje é conhecida como milagrosa, símbolo oficial da santa.

Na segunda aparição, também para Santa Catarina, Nossa Senhora pedia que as suas medalhas fossem usadas sempre no pescoço para abençoar e encher de graças as vidas das pessoas. A santa apareceu outras vezes para Catarina, que foi disseminando e popularizando a santa.

Maria, que já era conhecida como portadora das graças, a partir desses acontecimentos ganhou também o título de Nossa Senhora das Graças. Esta aparição mariana é uma das mais veneradas até os dias de hoje.

Sua medalha é um dos presentes mais dados por todo o mundo, como um amuleto de proteção e fé; e também inúmeras preces são feitas e alcançadas com a ajuda da santa por meio dessas medalhas.

* Só pode rezar com a medalha de Nossa Senhora das Graças?

Muitos pensam que as orações à santa devem ser feitas apenas diante da medalha milagrosa, mas isto não é verdade. Mesmo a maior revelação da santa tendo sido através da medalha, basta pedir com fé e devoção a sua prece à Nossa Senhora das Graças que você pode alcançar.

Inclusive este foi um dos ensinamentos de Santa Catarina ao revelar suas visões de Nossa Senhora; segundo os relatos de Catarina, numa das visões Nossa Senhora se queixou: “Tenho muitas graças para distribuir… Mas as pessoas não me pedem…”. Sendo assim, tais graças não dependem diretamente do uso da medalha e sim da devoção para com esta aparição mariana.

Claro que a medalha tem seu efeito. Desde que foi confeccionada com a insistência de Catarina, a santa se tornou mais popular e os milagres foram acontecendo cada vez mais mundo afora. Mas não necessariamente por terem a medalha em si, e sim porque as pessoas conheceram o poder da santa através das medalhinhas.

Dizem os mais fiéis que até doenças pestilenciais foram erradicadas por meio da fé na santa. O número de preces, graças e bênçãos alcançadas é maior do que o número de medalhas até os dias de hoje.

Oração à Nossa Senhora das Graças – Completa e Original

A oração mais popular dedicada à Nossa Senhora das Graças reconhece o poder da santa em nos ajudar a alcançar objetivos. É um pedido para que Maria interceda e banhe nossa vida com suas graças, mesmo perante pecados.

A oração é formada por uma introdução, parte em que você faz a sua prece, completa com pedido de bênção e então finaliza com a oração clássica e sempre forte Ave-Maria. Reze com fé:

 

“Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expor, durante esta oração, as nossas mais prementes necessidades.

 

(Momento de silêncio e de pedir a graça desejada).

 

Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior Glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre como verdadeiros cristãos. “

 

Rezar 3 Ave Marias. Finalize recitando a jaculatória contida na Medalha: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Amém.”

Extra: Oração à Nossa Senhora das Graças com a medalha milagrosa

Você não precisa de ter a medalha milagrosa para ser devoto a esta Nossa Senhora, mas se você tiver, melhor ainda! É mais uma forma de você provar sua devoção e fé à santa. Se você tem, coloque-a no seu pescoço e faça a oração com bastante fé, segurando a medalhinha enquanto ora:

 

“Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, do poder ilimitado que vos deu o vosso Divino Filho sobre o seu coração adorável. Cheio de confiança na vossa intercessão, venho implorar o vosso auxílio.

Tendes, em vossas mãos, a fonte de todas as graças que brotam do coração amantíssimo de Jesus Cristo; abri-a em meu favor, concedendo-me a graça que ardentemente vos peço.

Não quero ser o único por vós rejeitado, sois minha Mãe, sois a soberana do coração de vosso Divino Filho.

Sim, ó Virgem Santa, não esqueçais as tristezas dessa terra; lançai um olhar de vontade aos que estão no sofrimento, aos que não cessam de provar o cálice das amarguras da vida.

Tende piedade dos que se amam e que estão separados pela discórdia, pela doença, pelo cárcere, exílio ou morte. Tende piedade dos que choram, dos que suplicam, e dai a todos o conforto, a esperança e a paz!

Atendei, pois, à minha humilde súplica e alcançai-me as graças que agora fervorosamente vos peço por intermédio de vossa santa Medalha Milagrosa!”

Veja também