Oração a Santa Rita de Cássia: Quem foi a santa? Quando orar? + 4 orações!

Já fez uma oração para Santa Rita de Cássia? Venha conhecer mais sobre esta mulher santificada tão abençoada, com uma história sofrida, mas poderosa, e que já ajudou várias pessoas pelo mundo, cada uma com suas causas e dores. Saiba quando e como orar para a santa a seguir!

Oração a Santa Rita de Cássia

Mas antes, quem foi Santa Rita de Cássia?

Margherita Lotti, seu nome de nascimento, sempre foi uma criança muito cristã. Sua família apoiava o casamento entre classes, mas a moça cresceu acreditando no amor. Ela conheceu Paulo, cuja família também pregava o casamento por interesses; e então os dois se apaixonaram, se casaram, e este foi seu primeiro milagre.

Paulo era violento com a santa, mas ela o converteu e tinham uma boa vida; tiveram filhos, trabalhavam muito, uma vida simples, até que certo dia Paulo foi assassinado por traição no Feudo.

Ela enviou seus filhos para as freiras protegê-los, as quais cuidavam de leprosos, mas eles acabaram morrendo por conta da doença.

A santa ficou viúva e sem seus filhos, e então quis entrar para o mosteiro das irmãs Agostinianas, mas lá só aceitavam solteiras; e então, abriram uma exceção para a santa, que iniciou sua vida de monja.

Trabalhou anos cuidando de leprosos e outro enfermos; se devotou a cuidar de irmãs doentes e aconselhar pecadores.

Ao longo de sua vida, a santa surpreendeu muitos com sua fé, orações e milagres, principalmente por causas inicialmente perdidas, como graves doenças. Foi canonizada em 1900 e até os dias de hoje é conhecida como “advogada das causas perdidas”, “santa do impossível” ou “protetora das mães e das esposas que sofrem maus tratos”.

Para que serve uma oração a Santa Rita de Cássia?

A partir da história da santa, podemos entender bem para que servem os pedidos e orações destinados à ela.

Ore para Santa Rita de Cássia quando tiver uma causa difícil de ser alcançada; quando estiver diante do impossível, precisando de refúgio urgentemente; quando estiver perante a dor e o desespero de situações muito complicadas; quando mulheres, mães ou esposas, que sofrem abuso e violência em casa por parte de filhos ou maridos; e para toda e qualquer situação que se assemelhe e gere ânsia por paz no coração de quem faz a oração.

4 orações poderosas a Santa Rita de Cássia

1. Oração a Santa Rita de Cássia para rezar todos os dias

A oração a seguir é uma linda criação do Padre Reginaldo Manzotti, o qual nos aconselha a orar todos os dias, para manter constante a graça, proteção e bênção da santa em nossas vidas. Reze por você, pela sua família, por alguém querido, pelo que mais tiver perturbando seu coração.

“Ó poderosa e gloriosa Santa Rita chamada Santa das causas impossíveis, advogada dos casos desesperados, auxiliadora da última hora, refúgio e abrigo da dor que arrasta para o abismo do pecado e da desesperança, com toda a confiança em Vosso poder junto ao Coração Sagrado de Jesus, a Vós recorro no caso difícil e imprevisto, que dolorosamente oprime o meu coração.

(Faça seu pedido)

Obtenha a graça que desejo, pois sendo-me necessária, eu a quero.

Apresentada por Vós a minha oração, o meu pedido, por Vós que sois tão amada por Deus, certamente será atendido. Dizei a Nosso Senhor que me valerei da graça para melhorar a minha vida e os meus costumes e para cantar na Terra e no Céu a Divina Misericórdia.

Santa Rita das causas impossíveis, intercedei por nós! Amém.”

2. Oração a Santa Rita de Cássia para pedir consolo e conforto

Em casos de dores pesadas, como perdas ou notícias ruins, daquelas que pesam na alma e não têm jeito mais, também é indicado orar para Santa Rita de Cássia em busca de encontrar conforto e paz.

Não é sobre pedir soluções e sim pedir por uma forma de se acalmar e encontrar a paz novamente.

“Ó Santa Rita de Cássia, não me quereis ajudar e consolar?

Quereis afastar o vosso olhar e a vossa piedade do meu coração tão povoado pela dor?

Ah! Vinde em meu auxílio, falai, rezai, intercedei por mim,

que não ouso fazê-lo junto ao Coração de Deus,

Pai Misericordioso e Fonte de toda consolação.

Alcançai-me a graça que tanto desejo e necessito (fazer o pedido).

 

Apresentada por vós, que sois tão cara, a Deus, a minha prece será certamente atendida.

Dizei ao Senhor que esta graça servir-me-á para melhorar a minha vida e os meus hábitos

e proclamar na Terra e no Céu a Misericórdia Divina”.

3. Oração a Santa Rita de Cássia para pedir proteção

Muitas vezes estamos tão próximos de alcançar algo, tão próximos de encontrar uma solução para um problema complicado, mas sempre parece acontecer algo que desvia do caminho da paz.

Para superar esses obstáculos que surgem, peça a proteção e auxílio de Santa Rita de Cássia com a seguinte oração.

 

“Ó poderosa e gloriosa Santa Rita, eis a vossos pés uma alma desamparada que necessitando de auxílio, a vós recorre com fé e esperança de ser atendida por vós, que tens o título de Santa dos casos impossíveis e desesperados.

Ó gloriosa Santa, olhai por minha causa, intercedei junto a Deus para que me consiga a graça de que tanto necessito (Faça seu pedido).

 

Não permitas que tenha que me afastar de vossos pés sem ser atendido. Se houver em mim, algum obstáculo que me impeça de alcançar a graça que vos imploro, auxiliai-me para que o afaste.

Envolvei o meu pedido em vossos preciosos méritos, e apresentai-o a Nosso Senhor Jesus Cristo, em união com vossa prece.

Ó Santa Rita, eu ponho em vós toda a minha confiança. Por vosso intermédio, espero com fé e paz, a solução dessa difícil circunstância. Santa Rita, advogada dos impossíveis, rogai por mim, rogai por todos nós, amém!”

 

* Após rezar a oração acima, reze um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Credo.

4. Novena de Santa Rita de Cássia da Canção Nova

Temos também uma linda novena de oração para Santa Rita de Cássia que o fórum de oração da Canção Nova disponibilizou para todos.

Seja sozinho(a), com a família ou um grupo de oração entre amigos, acompanhe o passo a passo da novena a seguir e ore conforme cada palavra é dita. Melhor do que uma pessoa alcançar um milagre, só várias alcançando juntas, não é mesmo?

Como fazer:

  • Comece com “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”.
  • Reze o tema de cada dia, durante nove dias, e finalize com 1 Pai Nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.
  • Façam a oração final: “Deus Pai de bondade, Vós nos dais o exemplo dos santos para que, imitando-os na terra, possamos chegar, um dia, às alegrias do céu. Dai-me, peço-Vos, por intercessão de Santa Rita de Cássia, padroeira dos casos desesperados e impossíveis, que tanto Vos amou nesta vida, as graças que tão ardentemente Vos suplico. Amém.”
  • Se o grupo for grande, revezem a leitura da oração do dia entre os membros.

Orações para cada dia da novena:

– Primeiro dia:

Tema: Rita, alegria dos pais na velhice.

Ó admirável Santa Rita de Cássia, tu que nasceste quando teus pais já estavam avançados em idade, nutriste por eles um carinho todo especial. Ensina-nos sempre mais amar a todos os idosos que vivem em nossos lares e em nossas comunidades.

Que tenhamos paciência para com eles e as condições para amá-los como imagem de Jesus a quem tanto amaste.

– Segundo dia:

Tema: Santa Rita, amante da oração.

Ó admirável Santa Rita de Cássia, nutriste, desde cedo, um profundo amor à oração e à solidão com Deus, ajuda-nos a descobrir nossa vocação de orantes em um mundo que esquece de orar.

Que possamos rezar pelos que não sabem rezar, pelos que não podem rezar e pelos que não querem rezar.

– Terceiro dia

Tema: Santa Rita, fiel ao esposo.

Ó admirável Santa Rita de Cássia, mesmo em meio aos mais duros sofrimentos que passaste em teu matrimônio, não desanimaste e oraste incessantemente pela conversão do teu esposo.

Ensina aos casais de hoje teu jeito singelo de ser fiel na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença, no amor, no respeito e na fidelidade.

– Quarto dia

Tema: Santa Rita, um coração de mãe para seus filhos.

Ó admirável Santa Rita de Cássia, foste paciente e carinhosa para com teus dois filhos, que queriam vingar a morte do pai. Ensina aos pais de hoje a ter um coração sempre aberto, preocupado e carinhoso para com seus filhos, a exemplo do pai do filho pródigo, a quem imitaste em tua vida.

– Quinto dia

Tema: Santa Rita, amante da vida religiosa.

Ó admirável Santa Rita de Cássia, nutriste como ninguém um amor total à vida consagrada e religiosa. Mostra a muitos jovens de hoje o caminho para descobrir o verdadeiro amor desinteressado e total a Deus e aos irmãos. Intercede para que surjam muitas e santas vocações sacerdotais e religiosas.

– Sexto dia

Tema: Santa Rita, profunda penitente.

Ó admirável Santa Rita de Cássia, descobriste, na fé e na penitência, uma forma misteriosa de amar secretamente a Deus, a quem escolheste seguir. Ajuda-nos também a descobrir a penitência como um valor evangélico de conversão pessoal e desprendimento de todas as formas de egoísmo.

– Sétimo dia

Tema: Santa Rita, obediente aos superiores.

Ó admirável Santa Rita de Cássia, como ninguém obedeceste aos teus superiores religiosos por ver nessa obediência um valor evangélico, um amor de quem tudo entrega por um amor sempre maior.

Ensina aos cristãos de nossos dias a verdadeira caridade mútua, que faz com que toda forma de obediência não seja mais que um modo de servir aos irmãos.

– Oitavo dia

Tema: Santa Rita, amante do Crucificado.

Ó admirável Santa Rita de Cássia, descobriste no amor de Jesus crucificado um caminho para amar também o sofrimento. Ensina-nos a carregar nossas cruzes quando elas surgirem, sem desanimar nem desesperar.

Mostra-nos também o calor redentor de todo sofrimento aceito por amor a Jesus, que, nada mais tendo a oferecer, deu-nos Sua própria vida.

– Nono dia

Tema: Santa Rita, padroeira das causas impossíveis.

Ó admirável Santa Rita de Cássia, em virtude dos prodígios que conseguiste de Deus, foste escolhida como padroeira de todas as causas impossíveis. Ajuda-nos a sempre mais confiar no milagre maravilhoso do amor que faz o maior de todos os prodígios sobre a terra: a conversão de todos os corações para Deus.

Veja também