Oração da madrugada: Católica, Evangélica, Espírita, CCB e mais!

“De madrugada, a fila é menor”. Alguns cristãos afirmam que o período da madrugada é um momento perfeito para realizar orações, pois é quando o coração está com mais ansiedades, problemas à flor da pele e a fé vem à tona, além de terem menos pessoas orando.

Se você vem perdendo noites de sono, saiba que orar pode ser a sua salvação. Conheça a seguir diferentes orações da madrugada e acalme seu coração para ter uma boa noite de sono.

Oração da madrugada

Oração da madrugada funciona mesmo?

A crença de que as orações são mais atendidas no período da madrugada veio de um texto do Livro de Atos, em que Paulo e Silas foram presos por pregar o Evangelho, e por isso passaram a rezar e cantar suas orações a Deus a partir de meia-noite, adentrando a madrugada as suas fés.

E então, um dia a terra tremeu, destruiu a estrutura da prisão e os presos injustamente foram libertados, incluindo Paulo e Sila.

Essa história levou os cristãos a acreditarem no poder da oração da madrugada, que deve ser feito num momento entre 00h a 3h00 em ponto, cada qual com sua prece e dores para com seu Deus. Se funciona ou não, vai depender da sua fé e alívio ao orar para Deus na madrugada.

O que a Bíblia diz sobre a oração da madrugada?

De acordo com várias passagens da Bíblia, os discípulos de Jesus afirmavam que qualquer oração de madrugada tinha um pedido mais forte; não apenas pelo mais próximo contato com Deus e Jesus, mas também pelo silêncio ao redor que traz paz espiritual, sinceridade na oração e até um valor emocional mais profundo.

Uma famosa passagem em Provérbios 8:17 é “Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão”; isso leva os fiéis a adaptarem suas orações e preces na parte da madrugada.

10 orações da madrugada

Oração da madrugada católica (poderosa)

Para os católicos que buscam pedir piedade em meio a tantos problemas, objetivando ter mais segurança e alívio para descansar numa boa noite de sono, a sugestão é esta poderosa e completa oração a seguir:

“Divino Deus, Eterno pai…

Ao Senhor apresentamos a tristeza, a dor, o desespero, a preocupação e a insatisfação nessa madrugada.

Eu te busco nessa madrugada para suplicar: Meu Senhor tende piedade das lutas que tenho enfrentado.

Vem com a providência divina me acalmar e me fazer descansar com segurança e confiança em ti.

Me cubra com o manto sagrado e com a tua unção.

Reveste o meu ser de gratidão por tudo que tens feito, por tudo que fará e por tudo que me deste até aqui.

Vem me proteger da laçada do inimigo e das perseguições dessa vida.

Vem socorrer, fortalecer e cuidar de todos nós. Abre a porta da felicidade, da alegria e me faz sorrir novamente.

Vem com teu amor preencher meu coração de paz, paciência e fé. Tira o perigo do meu caminho.

Tira os obstáculos e me faça enxergar as oportunidades enviadas por ti. Eu te louvo.

Eu te agradeço. Tu és Deus o único, o verdadeiro, leal e perfeito. Amém.”

 

Oração da madrugada evangélica

Para os evangélicos, também há uma poderosa oração para acalmar o coração e também agradecer a Jesus pelas conquistas do dia. É um momento perfeito para se aproximar Dele e pedir por proteção e ajuda na superação de problemas da vida.

“Abençoe por favor o descanso desta noite, Jesus, em um boa noite de sono. Perdoe aqueles que fizeram um ato que seja digno.

Obrigado por seu amor. Precisamos da sua sabedoria e ajuda todos os dias e somos gratos por sua presença, que nos dá força o que nos permite superar os momentos difíceis.

Abençoe as nossas famílias e a suas casas e mantenha-nos protegidos durante a noite. Que seus anjos nos protejam e roguem por nós.

O senhor é meu pastor, que nos guia e nos guarda. Conhece nossos nomes e não permite que nada nos faltará.

Quando cairmos, é a tua ajuda que nos levantará. Obrigado, Jesus.

Obrigado por sua sabedoria e seus bons planos para nossas vidas. Ajude-nos a obedecer-te e a amar-te mesmo quando o seu caminho não é claro.

Quando amanhã despertar de meu descanso, me ajude o sorriso no rosto manter, com fé e carinho no coração.

Obrigado Jesus, Amém.”

 

Oração da madrugada espírita

Também é um espaço para os espíritas conversarem com o Senhor, como uma forma de avaliar a parte boa do dia e pedir por um dia ainda mais incrível na manhã seguinte. É uma oração leve que mistura prece e agradecimentos.

“Querido Senhor, me ajude a confiar em ti e que através do seu espírito me capacite com claridade para ver nos momentos ruins do dia que passou o quanto eu cresci.

E que através do Seu Espírito o dia de amanhã sempre seja melhor que o dia de hoje.

Que eu pare de preocupar com o que possa acontecer e que entenda o que já aconteceu. Louvando sua presença em minha vida.

Amém.”

 

Oração da madrugada para cura

Ali o poder desta oração de cura de doenças, dores e aperreios ao poder de fazer uma oração na madrugada. Peça por um dia seguinte cheio de luz, saúde, proteção e paz com relação às dores e a à cura que pediu.

“Vinde, Espírito Santo, penetrai as profundezas da minha alma com o Vosso amor e o Vosso poder.

Arrancai as raízes mais profundas e ocultas da dor e do pecado que estão enterradas em mim.

Lavai no precioso Sangue de Jesus e aniquilai definitivamente toda ansiedade que trago em mim, toda amargura, angústia, sofrimento interior, desgaste emocional, infelicidade, tristeza, ira, desespero, inveja, ódio e vingança, sentimento de culpa e de auto acusação, desejo de morte e de fuga de mim mesmo, toda opressão do maligno na minha alma, no meu corpo e toda insídia que ele coloca em minha mente.

Ó, bendito Espírito Santo, queimai com o Vosso fogo abrasador toda treva instalada dentro de mim, que me consome e impede de ser feliz. Destruí em mim todas as consequências dos meus pecados e dos pecados dos meus ancestrais, que se manifestam em minhas atitudes, decisões, temperamento, palavras, vícios.

Libertai, Senhor, toda a minha descendência de herança de pecado e rebelião às coisas de Deus que eu próprio lhe transmiti.

Vinde, Santo Espírito! Vinde em nome de Jesus! Lavai-me no Sangue precioso de Jesus, purificai todo o meu ser, quebrai toda a dureza do meu coração, destruí todas as barreiras de ressentimento, mágoa, rancor, egoísmo, maldade, orgulho, soberba, intolerância, preconceitos e incredulidade que existem em mim.

E, no poder de Jesus Cristo ressuscitado, libertai-me, Senhor! Curai-me, Senhor! Tende piedade de mim Senhor! Vinde, Santo Espírito! Fazei-me ressuscitar agora para uma vida nova, plena do Vosso amor, alegria, paz e plenitude.

Creio que estais fazendo isto em mim agora e assumo pela fé a minha libertação, cura e salvação em Jesus Cristo, meu salvador.

Glórias a Vós, meu Deus! Bendito sejais para sempre! Louvado sejais, ó, meu Deus!

Em nome de Jesus e por Maria nossa Mãe. Amém”

 

Oração da madrugada para o amor

Se você está com preces relacionadas a um amor que foi perdido no passado, ou ainda aquela necessidade de ter alguém por perto, saiba que no período da madrugada é um ótimo momento para esse tipo de oração, pois você pode rever suas atitudes e até sonhar bem quando cair no sono, renovando seu otimismo. Reze com fé em Deus e fé no amor!

“Senhor, às vezes sinto vontade de desistir de tudo: tudo me parece sem valor, não consigo progredir, não vejo com otimismo meu futuro. Quantas decepções tive e quanto meu coração se encontra machucado.

Acreditei no amor de quem me dizia amar e vi meu castelo desabar em fartas ruínas. Acreditei na felicidade e me deparei com uma imensa dor. Acreditei na amizade e quanto fui decepcionada(o).

 

Por estas razões, Senhor, estou diante de Vós, pedindo-vos que eu volte a acreditar que um dia possa ser feliz. Sinto um imenso medo em sofrer de novo e acredito que já não teria estrutura alguma, frente a uma nova decepção.

Embora sabendo que nas amargas horas consigo avaliar melhor a vida e minhas atitudes, sinto-me triste. Fazei, Senhor, que eu consiga sonhar um novo sonho e que se torne real como tanto desejo. Curai as chagas de meu coração que tanto padece de solidão e angústia.

 

Trazei-me de volta a alegria de amar, viver, recomeçar. Colocai em minha alma de volta a esperança, a paz, a alegria, a fortaleza de quem sabe que o sol brilha todos os dias, mas a cada manhã, de forma diferente.

Diante das noites escuras, eu me lembre que quanto mais é escura a noite, melhor posso ver as estrelas. Tornai-me tudo novo, Senhor.

Eliminai de mim tudo o que maltrata minha alma e colocai no lugar, santos e firmes alicerces que me levem a nunca desistir de ser feliz. Concedei-me Vossa constante proteção.

 

Sendo Rei e meu Pai, estendei Vossas mãos generosas para esta(e) vossa (o)serva(o) e filha(o), que tanto Vos ama.

 

Amém!”

 

Oração da madrugada para um milagre urgente

Em meio à sua insônia e preocupações que impedem de dormir, aproveite a madrugada para inserir orações e pedir pelo seu milagre.

Aproveite todo aquele silêncio da sua casa, n conforto da sua casa, e peça a Deus por aquilo que mais vem lhe afrontando, de caráter emergencial. Seja qual for o seu milagre, Deus vai te ouvir. Vá repetindo a oração até cair no sono.

“Jesus, operador de milagres

Tu que já fizestes cego ver

Surdo ouvir, mudo falar

Paralítico andar

E que já ressuscitou mortos

Ressuscita a minha fé

Ressuscita a minha esperança

Alimenta a minha fé

Permita que o Espírito Santo tome conta de mim

Para que eu não me enfraqueça

Diante dos problemas da vida

Querido Jesus, sua graça é a minha fortaleza

Exaltado seja sempre teu nome

E teu amor anunciado por todos os lugares

Glorificada e bendita seja a Tua presença

No meio de nós

Obrigada por me escutar, Senhor

Através desta oração,

Entrego a Ti todos os meus problemas

E confiarei

Porque sei que estás agindo por mim

E transformando a minha vida.”

 

Oração da madrugada da Canção Nova

O site de orações da Canção Nova também tem uma linda e forte oração para os corações mais inquietos da madrugada. É como um pedido para ser um fiel melhor, prece para curar feridas no coração e também agradecimentos por você ser um filho ou filha de Deus.

“No silêncio da noite, que convida à serenidade da alma,

venho diante de Ti, Senhor, com meu coração agitado.

Nem sempre é fácil amar quando há tanto desamor

em almas que errantes caminham semeando ódio,

e cultivando discórdias.

Eu, porém, sigo firme em Teu amor.

Santo ainda não sou, mas em Ti

busco santificar-me.

Ensina-me a cuidar das coisas da Terra

como se já vivesse no Céu.

Faz de minhas palavras o bálsamo que cura as feridas do coração

e alivia as dores da alma.

Sim, em Ti busco suportar as ofensas,

porque na cruz que carrego

contemplo a glória da vida,

que doa e se faz nova em cada gesto de amor.

Faz-me florir no jardim onde Tu me plantastes.

Amém.”

orando

Oração da madrugada para rezar às 3 horas da manhã

Conheça uma das mais poderosas orações da madrugada, a qual deve ser rezada unicamente à 3 horas da manhã.

Esse horário é conhecido como a Hora da Misericórdia. Importante que você reze apenas em casos de agonia com insônia ou por promessa.

Não espere dar esse horário para realizar a oração, pois vira uma fé forçada, e Deus não valoriza esse tipo de fé.

Que a reza às 3 horas seja natural para seu corpo e mente cansados de um dia difícil. Quem não conseguiu orar à 3 horas da manhã pode fazer a sua oração no dia seguinte às 15 horas.

“Aos pés da Tua Cruz, damos-te graça Jesus

Na hora da Tua Misericórdia

Lava-me com Teu Sangue e Água

que jorram pelas Tuas santas chagas de amor

Teu Corpo nos torna um só corpo

Recebemos Teu Pai como nosso Pai

Teu Espírito como nosso Espírito

E Tua Mãe Maria como nossa mãe amada

Levando-a em nossa casa e em nossas vidas.

Totus tuus Maria.

Amém”

 

CCB Testemunho da oração da madrugada

CCB é um canal especial para relatar testemunhos de orações e compartilhar com as pessoas. Confira a seguir o testemunho do pastor Luiz Paulo, de Ribeirão Preto, sobre a sua experiência com a oração da madrugada:

Leandro Borges: O segredo da madrugada (Oração em forma de música)

Leandro Borges é um cantor gospel de belíssima voz que criou esta linda música “O segredo da madrugada”, falando como se fosse Deus ao valorizar um cristão fazendo sua oração da madrugada.

É uma mensagem muito bonita sobre como Deus valoriza a nossa fé. Escute a música, acompanhe a letra e sinta o qual forte pode ser a sua oração da madrugada.

Letra:

“Eu vi quando você se levantou

Eu vi quando você se espreguiçou

E foi se ajoelhar

Eu já sabia o que você ia fazer

E fiquei tão feliz

Me alegrei só de saber que em meio a tanto sono você escolheu a mim

Achei tão engraçado quando você bocejou sem querer

E me pediu

-Desculpa Pai e que o dia foi difícil e eu estou cansado de mais

Achei tão lindo

Eu queria que você soubesse

Que mesmo quando não consegue

Expressar em palavras o que sente

Que eu sondo o seus pensamentos

E sei tudo o que se passa ia dentro do seu coração cada intenção já decifrei

Só de ver você de joelhos

Eu já paro tudo aqui no céu

Só de saber que vai falar comigo

Inclino meus ouvidos te dou atenção

Mas quando vejo você quebrantado

Seu rosto molhado eu não resisto não

Por que o choro de filho na madrugada

Acerta em cheio o meu coração

Eu vou honrar cada madrugada que você orou

Cada vez que você se ajoelhou ao lado da cama pra falar comigo

Vou recompensar

Cada lágrima que derramou

Cada vez que o cansaço você suportou

Só pra falar comigo

A cidade inteira dormindo e eu te ouvindo

Por que eu amo quem de madrugada

Ama estar comigo

Só de ver você de joelhos

Eu já paro tudo aqui no céu

Só de saber que vai falar comigo

Inclino meus ouvidos te dou atenção

Mas quando vejo você quebrantado

Seu rosto molhado eu não resisto não

Por que o choro de filho na madrugada

Acerta em cheio o meu coração

Eu vou honrar cada madrugada que você orou

Cada vez que você se ajoelhou ao lado da cama pra falar comigo

Vou recompensar

Cada lágrima que derramou

Cada vez que o cansaço você suportou

Só pra falar comigo

A cidade inteira dormindo e eu te ouvindo

Por que eu amo quem de madrugada

Ama estar comigo

Só você e eu e a cidade dormindo.”

Veja também