Oração da sabedoria: Quando fazer? Espírita, Paciência, Espírito Santo e mais!

Muitas vezes, a preocupação, ansiedade e medo cegam as pessoas, impedindo-as de descobrir soluções e evitar mais problemas. Nesses momentos, a oração da sabedoria é necessária! Saiba quando orar e conheça algumas orações da sabedoria a seguir.

Oração da sabedoria

Quando fazer a oração da sabedoria?

Sempre que você se deparar com um problema que parece não ter solução, ou ainda aquele problema inevitável, mas que você precisa de um conforto sobre a situação, faça as orações da sabedoria.

Por meio delas você se comunica com Deus e tem maiores chances de tomar as decisões certas sobre determinado problema. E se tal problema não tiver solução, a sabedoria também vai te ajudar com isso na aceitação e na capacidade de seguir em frente. Para aguçar sua sabedoria através da fé, faça as orações diariamente.

AA: Oração da sabedoria para Alcoólicos Anônimos

A oração da sabedoria é um dos tipos de orações que fazem parte do tratamento em grupos como os alcoólicos anônimos (AA). Isso porque é uma oração também de caráter motivacional, que reforça a sabedoria do alcoólatra por meio da fé.

A partir do momento em que uma pessoa entende seu vício e também entende o seu poder voluntário sobre a mudança, tudo pode melhorar.

Sendo assim, é uma ferramenta forte na vida do viciado que vai lhe ajudar numa melhor tomada de decisões. Outros grupos de viciados, como em drogas ou compulsão alimentar, também podem inserir a oração na rotina de tratamento.

Oração da sabedoria e serenidade

Esta é a mais famosa das orações. Inicialmente, é chamada de oração da serenidade, mas também pode ser chamada de oração da sabedoria porque este é o principal pilar da oração.

Com ela, é feito um pedido a Deus que envolve aceitação, coragem para mudar e sabedoria para distinguir problemas evitáveis dos inevitáveis.

Deve ser orada perante problemas para os quais a sabedoria faça a diferença, seja no momento de aceitação quanto no de pensar em possíveis soluções.

 

“Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária

Para aceitar as coisa que não posso modificar.

Coragem para modificar aquelas que posso

E Sabedoria para conhecer a diferença entre elas.

Vivendo um dia de cada vez

Desfrutando um momento de cada vez

Aceitando que as dificuldades constituem o caminho à paz

Aceitando, como Ele aceitou

Este mundo tal como é, e não como eu queria que fosse

Confiando que Ele Acertará tudo

Contanto que eu me entregue à Sua vontade

Para que eu seja razoavelmente feliz nesta vida

E supremamente Feliz com Ele eternamente na próxima.

Amém.”

Oração espírita da sabedoria

A seguir, você vai conferir uma linda oração espírita que usa a sabedoria como ferramenta para afastar tristezas e energias ruins e só espalhar amor e bondade ao seu redor.

É uma oração geral, não direcionada a um problema específico, portanto pode ser rezada por qualquer pessoa, independente do que ela esteja enfrentando.

 

“Senhor!Dá-me a esperança, leva de mim a tristeza e não a entrega a ninguém.

Senhor! Planta em meu coração a sementeira do amor e arranca de minha alma as rugas do ódio.

Ajuda-me a transformar meus rivais em companheiros, meus companheiros em entes queridos.

Dá-me a razão para vencer minhas ilusões.

Deus! Conceda-me a força para dominar meus desejos.

Fortifica meu olhar para que veja os defeitos de minha alma e venda meus olhos para que eu não cometa os defeitos alheios.

Dá-me o sabor de saber perdoar e afasta de mim os desejos de vingança.

Ajuda-me a fazer feliz o maior número de possível de seres humanos, para ampliar seus dias risonhos e diminuir suas noites tristonhas.

Não me deixe ser um cordeiro perante os fortes e nem um leão diante dos fracos.

Imprime em meu coração a tolerância e o perdão e afasta de minha alma o orgulho e a presunção.

Deus! Encha meu coração com a divina fé…Faz-me uma mulher realmente justa”

Tagore.

Oração da sabedoria e paciência

Saber esperar é uma virtude que poucos têm. Nem todo mundo pensa que, logo menos, as coisas vão se resolver, e a ansiedade em tudo acabar e passar rapidamente destrói a alma.

Por mais que a pessoa saiba racionalmente que algum problema seja temporário, falta-lhe a paciência para enfrentá-lo.

Para esses momentos, você precisa de energias e pensamentos positivos, além de manter a esperança firme e forte. Tudo isso pode ser alcançado com uma boa oração de sabedoria e paciência.

“Que a ajuda de Deus chegue até mim neste preciso momento para que me dê toda a paciência e toda a calma necessária para enfrentar este problema.

Que a força do Espírito Santo chegue até à minha alma e ao meu corpo o mais rapidamente possível para que eu me acalme e consiga ter cabeça para pensar no que fazer.

Que Deus nosso senhor olhe para as minhas forças, que veja como estão esgotadas.

Que olhe para a minha paciência, que veja como está exausta de tanto ser usada.

Que olhe para mim, de cima a baixo, de corpo e alma, e veja como precisa da Sua ajuda divina para esta terrível fase da minha vida.

Que sopre em minha cara uma onda enorme de força, paciência e calma para que eu consiga pensar e agir de uma vez por todas.

Oh Cristo, atende agora este meu merecido pedido!

Concede-me toda a força necessária, toda a paciência e toda a calma, não me deixes agora, não me desampares neste momento!

Agradeço por me ouvires Senhor Jesus Cristo.

Amém.”

Fonte: Banhos Poderosos.

Oração da sabedoria para o Espírito Santo

Os dons do Espírito Santo são dons concedidos a todos os cristãos de modo a fortalecer a igreja e sua fé. Para pedir o dom da sabedoria e demais dons que confortem seu coração perante problemas e também o aproxime de Deus, faça a oração a seguir:

 

“Espírito Santo, concedei-me o dom da sabedoria, a fim de que cada vez mais aprecie as coisas divinas e, abrasado pelo fogo do Vosso amor, prefira com alegria as coisas do céu a tudo o que é mundano, e me una para sempre a Cristo, sofrendo neste mundo por seu amor.

 

Espírito Santo, concedei-me o dom do entendimento, para que, iluminado pela luz celeste da Vossa graça, entenda bem as sublimes verdades da salvação e da doutrina da santa religião.

 

Espírito Santo, concedei-me o dom do conselho, tão necessário nos melindrosos passos da vida, para que escolha sempre aquilo que mais seja do Vosso agrado, siga em tudo a Vossa divina graça e saiba socorrer o meu próximo com bons conselhos.

 

Espírito Santo, concedei-me o dom da fortaleza, para que despreze todo o respeito humano, fuja do pecado, pratique a virtude com santo fervor e afronte com paciência, e mesmo com alegria de espírito, o desprezo, o prejuízo, as perseguições e a própria morte, antes de renegar por palavras e obras a Cristo.

 

Espírito Santo, concedei-me o dom da ciência, para que conheça cada vez mais a minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude e o valor inestimável da alma, e para que veja sempre claramente as ciladas do demônio, da carne, do mundo, a fim de as evitar.

 

Espírito Santo, concedei-me o dom da piedade, que tornará delicioso o meu trato e colóquio Convosco na oração e me fará amar a Deus com íntimo amor como a meu Pai, a Maria Santíssima e a todos os homens como meus irmãos, em Jesus Cristo.

 

Espírito Santo, concedei-me o dom do temor de Deus, para que eu me lembre sempre, com suma reverência e profundo respeito, a Vossa divina presença, trema como os próprios anjos diante da Vossa divina majestade e nada receie tanto como desagradar-Vos!

 

Vinde, Espírito Santo, ficai comigo e derramai sobre mim as Vossas divinas bênçãos. Amém.”

Veja também