Oração do perdão: Católica, Umbanda, Espírita e muito mais!

A sensação de culpa é algo que sobrecarrega a mente e a alma, assim como a de carregar a dor da mágoa sobre algo que alguém fez com você. Por isso o perdão é tão importante, tanto o ato de perdoar como o de ser perdoado, mas ninguém disse que é algo fácil de fazer.

Oração do perdão

Perdoar é um ato de coragem e compaixão! E para você que tem muita fé no coração e acredita no poder da oração, independente da sua religião, saiba que existem poderosas orações do perdão para mudar a sua vida. Confira as que separamos para você!

Oração do perdão católica

As orações católicas aproximam as pessoas crentes nessa religião a Deus e Jesus Cristo, contando com todo o amor e compaixão Deles na hora de pedir o perdão ou de ajuda na hora de perdoar.

Se você está com peso na consciência e necessita do perdão de Deus sobre algo que fez, reze com muita fé a oração abaixo:

“Senhor Jesus Cristo, eu, pecador, não presumindo dos meus próprios méritos, mas confiando na vossa bondade e misericórdia, temo entretanto e hesito em aproximar-me da mesa do vosso doce convívio.

Pois meu corpo e meu coração estão manchados por muitas faltas, e não guardei com cuidado o meu espírito e a minha língua.

Por isso, ó bondade divina e temível majestade, na minha miséria recorro a Vós, fonte de misericórdia; corro para junto de Vós a fim de ser curado, refugio-me na vossa proteção, anseio ter como Salvador Aquele que não posso suportar como Juiz.

Senhor, eu Vos mostro as minhas chagas e Vos revelo a minha vergonha.

Sei que os meus pecados são muitos e grandes, e temo por causa deles, mas espero na vossa infinita misericórdia. Olhai-me, pois, com os vossos olhos misericordiosos, Senhor Jesus Cristo, Rei eterno, Deus e homem, crucificado por causa do homem.

Escutai-me, pois espero em Vós; tende piedade de mim, cheio de misérias e pecados, Vós que jamais deixareis de ser para nós fonte de compaixão. Salve, Vítima salvadora, oferecida no patíbulo da Cruz por mim e por todos os homens.

Salve, nobre e precioso Sangue, que brotas das chagas do meu Senhor Jesus Cristo crucificado e lavas os pecados do mundo inteiro. Lembrai-Vos, Senhor, da vossa criatura resgatada por vosso Sangue.

Arrependo-me de ter pecado, desejo reparar o que fiz. Livrai-me, ó Pai clementíssimo, de todas as minhas iniqüidades e pecados, para que, inteiramente purificado, mereça participar dos Santos Mistérios.

E concedei que o vosso Corpo e o vosso Sangue, que eu, embora indigno, me preparo para receber, sejam perdão para os meus pecados e completa purificação de minhas faltas.

Que eles afastem de mim os maus pensamentos e despertem os bons sentimentos; tornem eficazes as obras que Vos agradam, e protejam meu corpo e minha alma contra as ciladas dos meus inimigos. Amém.”

Oração do perdão curta

As orações mais completas costumam ser maiores e nem sempre conseguimos decorar com facilidade para rezar todos os dias. Para quem busca uma oração menor, mais fácil de memorizar, eis uma oração curta sobre o perdão, também tão poderosa quanto as grandes.

“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Deus, Pai de amor e bondade, que em Sua infinita misericórdia acolhe todos os que se aproximam de Vós com o coração arrependido, acolhei meu pedido de perdão por tantas faltas cometidas contra Ti e meus irmãos.

Senhor Jesus Cristo, Mestre da ternura e do amor, que devolveu a vida em plenitude a tantos homens e mulheres imersos no pecado e caminhantes das trevas, conduzi-me nos caminhos do perdão e fortalecei minha alma para que eu tenha a humildade de pedir perdão e a misericórdia de saber perdoar.

Espírito Santo, Consolador da alma, Advogado dos justos e Paráclito do amor, inspirai em meu coração gestos de bondade e ternura, que devolvam aos corações angustiados a beleza do perdão e as graças da reconciliação. Amém.”

Oração para perdoar da Seicho

Segunda uma definição do site oficial da organização, a Seicho-No-Ie é “um ensinamento de amor que prega que o ser humano é filho de Deus, que o mundo da matéria é projeção da mente e, também, nos revela qual é a nossa verdadeira natureza.

É uma filosofia que transcende o sectarismo religioso, pois acredita que todas as religiões são luzes de salvação que emanam de um único Deus”. A filosofia conta com lindas e fortes orações para aprender a perdoar alguém, confira uma delas abaixo:

“Eu o(a) perdoei e você me perdoou

eu e você somos um só perante Deus.

Eu o(a) amo e você me ama também;

eu e você somos um só perante Deus.

Eu lhe agradeço e você me agradece.

Obrigado, obrigado, obrigado…

Não existe mais nenhum ressentimento entre nós.

Oro sinceramente pela sua felicidade.

Seja cada vez mais feliz…”.

Oração do perdão a Deus

Se você está com a consciência pesada quanto um ou mais erros que cometeu que também sejam pecados, você poderá se sentir bem mais leve pedindo perdão diretamente a Deus. Reze a oração a seguir e livre-se do aperto no seu peito.

“Compadecei-vos de mim, ó Deus, pela vossa bondade, pela vossa grande misericórdia, apagai os meus pecados.

Lavai-me de toda a iniquidade e purificai-me de todas as faltas.

Porque eu reconheço os meus pecados e tenho sempre diante de mim as minhas culpas.

Pequei contra Vós, só contra Vós, e fiz o mal diante dos vossos olhos.

Assim é justa a vossa sentença e recto o vosso julgamento. Amais a sinceridade de coração e fazeis-me conhecer a sabedoria no íntimo da alma.

Fazei-me ouvir uma palavra de gozo e de alegria, e estremeçam meus ossos que triturastes. Desviai o vosso rosto das minhas faltas e purificai-me de todos os meus pecados.

Criai em mim, ó Deus, um coração puro, e fazei nascer dentro de mim um espírito firme. Não queirais repelir-me da vossa presença e não retireis de mim o vosso espírito de santidade.

Dai-me de novo a alegria da vossa salvação e sustentai-me com espírito generoso. Ensinarei aos pecadores os vossos caminhos e os transviados hão-de voltar para Vós.

Ó Deus, meu Salvador, livrai-me do sangue derramado e a minha língua proclamará a vossa justiça. Abri, Senhor, os meus lábios e a minha boca anunciará o vosso louvor.

Não é do sacrifício que vos agradais e, se eu oferecer um holocausto, não o aceitareis. Sacrifício agradável a Deus é o espírito arrependido: não desprezareis, Senhor, um espírito humilhado e contrito.

Perdoa-me SENHOR POR TUDO QUE COMETI DE ERRADO, HOJE E SEMPRE.

AMÉM.

perdão

Oração do perdão umbanda

A umbanda também interpreta a falta do perdão como um bloqueio na tranquilidade de viver. Se você busca o perdão consigo mesmo, como um perdão geral por vários erros na sua vida, além de gratidão por muitas pessoas que lhe ajudaram na vida, essa oração é muito justa e fará bem para o seu coração.

“Agora, sinceramente, peço perdão a todas as pessoas, a quem, de alguma forma, consciente e inconscientemente, eu ofendi, injuriei, prejudiquei, ou desagradei.

Analisando e fazendo julgamento de tudo que realizei ao longo de toda a minha vida, vejo que o valor das minhas boas ações é suficiente para pagar todas as minhas dívidas e resgatar todas as minhas culpas, deixando um saldo positivo a meu favor.

Sinto-me em paz com minha consciência e, de cabeça erguida, respiro profundamente, prendo o ar e me concentro para enviar uma corrente de energia destinada ao Eu Superior. Ao relaxar, minhas sensações revelam que este contato foi estabelecido.

Agora dirijo uma mensagem de fé ao meu Eu Superior, pedindo orientação, proteção e ajuda, para a realização, em ritmo acelerado, de um projeto muito importante que estou mentalizando e para o qual já estou trabalhando com dedicação e amor.

Agradeço de todo o coração, a todas as pessoas que me ajudaram e comprometo-me a retribuir trabalhando para o bem do próximo, atuando como agente catalisador do entusiasmo, prosperidade e auto-realização.

Tudo farei em harmonia com as leis da natureza e com a permissão do nosso Criador, eterno, infinito, indescritível que eu, intuitivamente sinto como o único poder real, atuante dentro e fora de mim.

Que assim seja e assim será. AMÉM.”

Oração do perdão Somos Todos Um

Somos Todos Um é um site que reúne orações e mensagens de autoconhecimento. Eles também recomendam uma linda oração sobre o perdão, para ser feita antes de dormir para o inconsciente absorver. Confira:

Atenção: Visualize o rosto da pessoa que você precisa perdoar, ou ser perdoado(a) por ela, e diga cada palavra, do fundo do coração, chamando-o(a) pelo nome.

Eu perdôo você… por favor, me perdoe…

Você nunca teve culpa…

Eu também nunca tive culpa…

Eu perdôo você… me perdoe, por favor.

A vida nos ensina através das discórdias…

e eu aprendi a lhe amar e a deixá-lo(a) ir de minha mente.

Você precisa viver suas próprias lições e eu também.

Eu perdôo você… me perdoe em nome de Deus.

Agora, vá ser feliz, para que eu seja também.

Que Deus te proteja e perdoe os nossos mundos.

As mágoas desapareceram de meu coração e só há Luz e Paz em minha vida.

Quero você alegre, sorrindo, onde quer que você esteja…

É tão bom soltar, parar de resistir e deixar fluir novos sentimentos!

Eu perdoei você do fundo de minha alma, porque sei que você nunca fez nada por mal e sim porque acreditou que era a melhor maneira de ser feliz…

 

… me perdoe por ter nutrido ódio e mágoa por tanto tempo em meu coração. Eu não sabia como era bom perdoar e soltar; eu não sabia como era bom deixar ir o que nunca me pertenceu.

 

Agora sei que só podemos ser felizes quando soltamos as vidas, para que sigam seus próprios sonhos e seus próprios erros.

Não quero mais controlar nada, nem ninguém. Por isso, peço que me perdoe e me solte também, para que seu coração se encha de amor, assim como o meu.

Muito obrigada!

Oração do perdão Reiki

Reiki é um tipo de terapia japonesa que trabalha técnicas de redução do estresse e relaxamento, promovendo a cura espiritual. A energia Reiki é uma mescla da energia cósmica com a energia pessoal, em que através das mãos busca-se equilíbrio do corpo, mente e espírito. Conheça a oração do perdão feita por reikianos:

“Em nome de Deus, Pai, Mãe, Filho e Espírito Santo Cósmico e Planetário

Em nome de Maria, eu peço perdão e perdôo a todos que maltratei e a todos

que me maltrataram através do tempo e de vidas passadas

Que a Energia Reiki envolva-me, que a Energia Reiki ampare-me, que a

Energia Reiki liberte-me, que a Energia Reiki perdoe-me

Eu Sou, Eu Sou, Eu Sou um pilar de luz da Energia Reiki, envolvendo,

amparando, libertando-me divinamente

Eu sou livre para expandir o amor incondicional em mim e a todos que

maltratei ou que me maltrataram

Graças a Deus e a Energia Reiki estou renovado pelo perdão

Que assim Seja!”

Oração do perdão espírita

Chico Xavier recebeu esta prece espírita de Emmanuel que é muito utilizada em forma de oração quando busca-se o autoperdão ou quando se está precisando de paciência, se sentindo culpado de algo e precisando se sentir mais leve.

“Senhor Jesus!

Ensina-nos a perdoar, conforme nos perdoaste e nos perdoas, a cada passo da vida.

Auxilia-nos a compreender que o perdão é o poder capaz de extinguir o mal.

Induze-nos a reconhecer nos irmãos que a treva infelicita filhos de Deus, tanto quanto nós, e que nos cabe a obrigação de interpretá-los na condição de doentes, necessitados de assistência e de amor.

Senhor Jesus, sempre que nos sintamos vítimas das atitudes de alguém, faze-nos entender que também somos suscetíveis de erros e que, por isso mesmo, as faltas alheias poderiam ser nossas.

Senhor, sabemos o que seja o perdão das ofensas, mas compadece-te de nós e ensina-nos a praticá-lo.

Assim seja!”

Oração do perdão aos antepassados

Já ouviu falar em herança espiritual? É toda a energia, sentimentos, atitudes ou até palavras, boas ou ruins, que herdamos dos nossos antepassados.

E nem sempre essa herança é algo positivo, pois nos faz ter atitudes que não teríamos em sã consciência. Confira abaixo uma oração que representa um autoperdão quanto a essas atitudes:

“Em nome de minha família, eu (falar seu nome completo), rejeito toda influência má que me foi transferida por minha família, meus antepassados (falar o sobrenome de cada antepassado por parte de mãe e pai).

Eu quebro todos os pactos, alianças de sangue, todos os acordos com o anjo do mal, em nome de Jesus Cristo. (Sinal da Cruz 3 vezes)

Eu coloco o Sangue de Jesus e a Cruz de Jesus entre cada geração minha. E em nome de Jesus (Faça o sinal da Cruz na testa).

Eu amarro todos os espíritos de hereditariedade má de nossas gerações e ordeno que saiam em nome de Jesus Cristo. (Sinal da Cruz)

Pai, em nome de minha família, eu vos peço perdão por todos os pecados do espírito, por todos os pecados da mente, e por todos os pecados do corpo. Eu peço perdão para todos os meus ancestrais.

Eu peço o vosso perdão, por todos aqueles que eles magoaram de alguma forma, e aceito o perdão em nome de meus ancestrais, daqueles que os magoaram.

Pai Celestial, pelo Sangue de Jesus, hoje peço que leveis todos os meus parentes mortos à luz do céu.

Eu agradeço, Pai celestial, por todos os meus parentes e ancestrais que vos amaram e vos adoraram, e transmitiram a fé aos seus descendentes.

Obrigado Pai!

Obrigado Jesus!

Obrigado Espírito Santo!

Amém.”

mãos dadas

Oração para dar perdão

Mesmo com mágoa, perdoar faz bem para a nossa alma e até um tipo de luz na vida da pessoa perdoada. Uma pessoa perdoada de bom coração entende a atitude de quem perdoa como uma nova oportunidade e também uma possibilidade de não cometer mais esses erros.

“Senhor Jesus!

Ensina-nos a perdoar, conforme nos perdoaste e nos perdoas, a cada passo da vida.

Auxilia-nos a compreender que o perdão é o poder capaz de extinguir o mal.

Induze-nos a reconhecer nos irmãos que a treva infelicita filhos de Deus, tanto quanto nós, e que nos cabe a obrigação de interpretá-los na condição de doentes, necessitados de assistência e de amor.

Senhor Jesus, sempre que nos sintamos vítimas das atitudes de alguém, faze-nos entender que também somos suscetíveis de erros e que, por isso mesmo, as faltas alheias poderiam ser nossas.

Senhor, sabemos o que seja o perdão das ofensas, mas compadece-te de nós e ensina-nos a praticá-lo.

Assim seja! ”

Oração para receber perdão

Não basta perdoar para nos libertarmos, ter o perdão também é muito importante. Se você tiver contato com a pessoa da qual você busca o perdão, encaminhe a oração abaixo com boas energias no coração. Se não tem contato, mentalize a pessoa e reze a oração:

“Eu perdoo você, por favor, me perdoe.
Você nunca teve culpa,
Eu também nunca tive culpa,
Eu perdoo você, me perdoe, por favor.
A vida nos ensina através das discórdias…
E eu aprendi a lhe amar e a deixá-lo(a) ir de minha mente.

Você precisa viver suas próprias lições e eu também.
Eu perdoo você, me perdoe, em nome de Deus.
Agora, vá ser feliz, para que eu seja também.
Que Deus o(a) proteja e perdoe os nossos mundos,
As mágoas desapareceram de meu coração e só há luz e paz em minha vida.
Quero você alegre, sorrindo, onde quer que você esteja…
É tão bom soltar, parar de resistir e deixar fluir novos sentimentos!
Eu perdoei você do fundo de minha alma, porque sei que você nunca fez nada por mal,
E sim porque acreditou que era a melhor maneira de ser feliz…

Me perdoe por ter nutrido ódio e mágoa por tanto tempo em meu coração.
Eu não sabia como era bom perdoar e soltar; eu não sabia como era bom deixar ir o que nunca me pertenceu.

Agora sei que só podemos ser felizes quando soltamos as vidas, para que sigam seus próprios sonhos e seus próprios erros.
Não quero mais controlar nada, nem ninguém. Por isso, peço que me perdoe e me solte também, para que seu coração se encha de amor, assim como o meu.”

Veja também