Oração pelos mortos: Por que orar pelos falecidos? 3 orações fortes!

Nascer, crescer, evoluir e morrer. Este é o ciclo da vida que chegará um dia para todos nós. É uma pena que muitas vezes as pessoas são distanciadas da gente de forma repentina ou brusca, deixando dor e muita saudade.

E uma das melhores formas de zelar pelo falecido e confortar nossos corações é orando a Deus pela sua alma. Confira 3 fortes orações pelos mortos a seguir.

Oração pelos mortos

Mas antes, por que orar pelos mortos?

De acordo com a Bíblia, quando uma pessoa morre, nada mais pode ser feito, pois seu destino está definido. A salvação deve ser um objetivo alcançado antes da morte, sendo assim nenhuma oração tem o poder de mudar o momento para os mortos.

Ao mesmo tempo em que a Bíblia define isso, nela também encontramos ensinamentos sobre ressurreição e vida eterna, e é esse o sentimento que esse tipo de oração traz para o coração, principalmente nos momentos de dor quando pensamos em quem faleceu.  

Quando oramos por alguém é sinal de amor e compaixão, e não é qualquer distância ou até mesmo a morte que vai impedir disso continuar. É preciso orar pelos vivos, mas também podemos demonstrar respeito e saudade por quem já morreu por meio das orações.

Sendo assim, orar por alguém que já morreu faz bem para recordar momentos felizes, pedir a Deus que receba e cuide de mais uma alma com carinho, e ainda acreditar que a recompensa da ressurreição virá para todos nós um dia.

Oração pelos mortos 1 – Recepção e Vida Eterna

Provavelmente, esta é a mais conhecidas das orações dedicadas aos falecidos. Por meio dela, podemos conversar com Deus sobre alguém que acabou de partir. Sendo assim, é uma oração feita num momento de dor e agonia, ainda no luto.

É um pedido a Deus para Ele receber bem a pessoa que partiu, zelando por sua alma, perdão dos seus pecados e a chance de ter a vida eterna ao Seu lado. Com muita fé, faça a oração:

 

“Pai Santo, Deus Eterno e Todo-Poderoso,

nós vos pedimos por aqueles

a quem chamastes deste mundo.

Dai-lhes a felicidade, a luz e a paz.

Que eles, tendo passado pela morte,

participem do convívio de vossos santos na luz eterna,

como prometestes a Abraão e à sua descendência.

Que a sua alma nada sofra,

e vos digneis ressuscitá-los com os vossos santos

no dia da ressurreição e da recompensa.

Perdoai-lhes os pecados,

para que alcancem junto a Vós

a vida imortal no Reino eterno.

Por Jesus Cristo, Vosso Filho,

na unidade do Espírito Santo.

Amém.

(Rezar Pai-Nosso e Ave-Maria)

Dai-lhes, Senhor, o repouso eterno

e brilhe para eles a vossa luz! (3 vezes).”

Oração pelos mortos 2 – Perdão e Salvação

Como dito no início do artigo, a salvação é uma conquista das pessoas ainda em vida. A Bíblia não embasa as teorias sobre o purgatório, portanto Deus julga as pessoas ainda em vida, e na morta que seus destinos já estão traçados.

E se por acaso você esteja orando por alguém que, quando em vida, teve uma vida pecaminosa e não se redimiu de seus pecados, esta pode ser a oração ideal.

Com as palavras da oração a seguir, você poderá conversar com Deus sobre perdão e remissão dos pecados da pessoa em questão. Pedir por mais uma chance de salvação, mesmo àquelas almas que já se foram e não têm mais a chance de se redimir em vida.

 

“Senhor meu Deus, criador e redentor de todos os homens, concedei a alma ao vosso servo (… nome da pessoa), a remissão de todos os seus pecados.

 

Ouve, piedoso Senhor, a prece que humildemente Vos dirijo, e alcançai à sua alma o perdão, a fim de que ele possa cantar os Vossos louvores no Céu eternamente.

 

Concedei-lhe, Senhor meu, a mansão do refrigério. A bem-bem-aventurança eterna e o resplendor da Vossa luz.

 

Deus eterno, misericordioso e justo, Vós que desejais a salvação de todas as criaturas humanas, a Vós suplico a Vossa clemência para que nela goze de felicidade eterna.

 

Atendei, Senhor, a minha prece, mostrai-Vos compassivo para com a alma desse Vosso servo (… nome da pessoa) e concedei-lhe que, purificado dos seus pecados, possa a sua alma estar Convosco por todos os séculos dos séculos.

 

Amém.”

Oração pelos mortos 3 – Aceitação e Paz eterna

Esta outra forte oração é mais completa, falando desde aceitação sobre a morte para a pessoa que partiu a libertação do mundo físico e vida eterna espiritual.

Ideal para orar por quem teve a vida arrancada de forma repentina e triste, como em acidentes ou imprevisibilidades, daqueles momentos que nunca ninguém está esperando.

Se você perdeu alguém importante dessa forma recentemente, e sente que a alma do falecido está perdida ou não aceita que precisou partir, mesmo que de forma inesperada, faça esta oração com muita fé. Transmita sua paz e tranquilidade a Deus e ao falecido com as seguintes palavras.

 

“Senhor Deus!

 

Humildemente, eu coloco diante da Tua misericórdia, esta prece e os meus pensamentos em favor de …(nome do falecido), pedindo que estendas sobre ele a Tua paz, neste momento em que pode estar confuso diante da transição que faz da vida física para a vida espiritual.

 

Permita, Senhor, que os Bons Espíritos possam prestar-lhe toda a ajuda espiritual que necessite, nessa nova fase da vida em que ingressa, quando se desfazem os laços que o prendiam ao mundo físico.

 

Que ele possa perceber a sua nova condição e assim obter o equilíbrio que lhe permitirá usufruir da beleza da vida que prossegue, plena e verdadeira, como um dia foi criada.

 

Que ele receba o carinho que lhe enviam todos seus amigos e entes queridos que agora se despedem e que formulam votos de paz, harmonia e felicidade nessa nova etapa da sua vida eterna.

 

Que ele compreenda e aceite que não mais pertence a esta esfera física da Terra e que, por essa razão, a ela está devolvendo o corpo físico que aqui usou, por empréstimo.

 

Que …(nome) consiga libertar-se de todos os elos que possam prendê-lo à realidade terrena e dificultar a sua caminhada. Que ele confie aos Teus cuidados, Senhor, os problemas e as afeições que aqui deixou e, assim, possa prosseguir livre pela senda espiritual que é, agora, a sua nova jornada. Que ele leve consigo apenas as virtudes e o amor que aqui cultivou.

 

Que ele receba uma doce e terna acolhida dos amigos e parentes que o antecederam no mundo espiritual e que eles, que tanto o amaram, possam tomá-lo pela mão para guiar-lhe os passos até que se reequilibre em sua nova morada.

 

Obrigado, Senhor, pela fé que me anima e que me motiva nessa prece em favor de …(nome).

 

Que Assim Seja!”

Veja também