Oração da criança: Anjo da Guarda, Escola, Para dormir e mais!


Assim como os estudos, algum esporte ou uma boa alimentação, a oração também é um elemento importante que deve entrar na nossa vida desde quando crianças. Sendo assim, você como pai ou responsável, deve ensinar a importância da oração!


Aprenda algumas orações da criança a seguir e insira seu filho no mundo da fé desde pequenininho.

Oração da criança

Por que é importante fazer a oração da criança?


Fazer orações com uma criança traz muitos benefícios na vida do pequeno e também na do pai ou da mãe. Mesmo sem entender muito o significado das palavras, ou da fé em si, a criança pode praticar a oração e ir aos poucos se aproximando de Deus.

Ela pode aprender a direcionar a oração ao seu momento de dormir, à sua escola e em outros campos de sua vida aos poucos.

O papel do pai/mãe é essencial no princípio nessa apresentação da fé, e com o tempo vai observando a aproximação cada vez mais natural e fluida entre a criança e a religião.

É importante para eles também porque é como uma missão de excelentes resultados; pois independente da religião em si, você está preparando a criança para enfrentar momentos difíceis e se apoiar na fé sempre que necessário. Além de que é um momento para se aproximar da criança ao ensinar a oração!

Oração da criança (católica)

Confira a seguir uma linda oração para ser rezada por crianças católicas juntas aos seus pais. É uma oração que ensina a pedir proteção e saúde para si mesmo e também para a família; ideal para a criança entender a importância da fé na vida de quem ela ama.

Reze com a criança antes de dormir ou em algum momento em família, como antes do jantar ou numa reunião no final de semana. Os adultos lêem e as crianças repetem, que tal?

“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Papai do céu, dai-nos uma boa noite. Menino Jesus dai saúde à mamãe, ao papai, aos meus irmãozinhos, aos meus avós e a todos nós. Dai lugar lugar no céu a … (dizer o nome de algum parente mais próximo que tenha falecido).

 

Com Deus me deito, com Deus me levanto, com a graça de Deus e o Espírito Santo.

Muito obrigado pelo dia de hoje.

 

Sagrado coração de Jesus, eu tenho confiança em Vós.

Sagrado coração de Jesus, protegei o Brasil.

Imaculado coração de Maria, sede a nossa salvação.

 

Rezar: Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai e Santo Anjo.

Oração da criança para antes de dormir

Antes de dormir é um excelente momento para conversar com Deus, até mesmo para nós adultos. Sendo assim, insira a criança nessa cultura de conversar com Deus antes de dormir.

Normalmente, os pais ensinam o Pai Nosso e a Ave Maria, pelo menos no início, e então podem inserir alguma oração de caráter mais particular. Uma que ensina a importância da reza e o agradecimento a Deus é esta:

 

“Antes de dormir não esqueço da minha oração

E a Deus agradecer pela vida e pelos dons

Obrigado Papai do Céu por me ensinar a rezar

Obrigado Papai do Céu por me ensinar a amar

Ao acordar não esqueço de agradecer

Pelo dia que começa nesse lindo amanhecer

Obrigado Papai do Céu por sempre comigo estar

Obrigado Papai do Céu pela minha família e meu lar

Amém.”

Oração da criança para ir bem na escola

Outra excelente forma de aproximar Deus à criança é através da escola. Ensine a criança a pedir por uma boa prova, a pedir que Deus reconheça seu esforço nos estudos e lhe dê uma boa nota!

Além disso, é importante que ore também pelos seus amigos, demonstrando compaixão pelas pessoas. Com a pequena oração a seguir, a criança ficará bem mais otimista e feliz indo para a escola:

 

“Jesus, hoje eu vou ter provas na escola. Estudei bastante, mas posso perder a calma e esquecer tudo. Que o Espírito Santo que me ajude para eu me sair bem em tudo. Ajude também meus colegas e minhas colegas.

Amém.”

Oração para o anjo da guarda da criança

Sabia que apenas o fato de uma criança acreditar na existência de um anjo da guarda já melhora no seu desenvolvimento?

Saber que está sendo vigiada, amparada e protegida por uma entidade do bem é confortante e faz a criança ir à frente, além de despertar sua imaginação e melhorar sua aproximação com Deus.

Para a criança manter por perto seu anjo da guarda, agradecendo-o sempre por tudo e reforçando a proteção, ensine-se a oração a seguir. Pode ser rezada antes de dormir ou em qualquer outro momento do dia. A oração é pequena, então ensine-a a decorar também, como mais uma forma de aprendizado.

 

“Anjinho da Guarda, meu bom amiguinho, me leve sempre, pelo bom caminho. Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me guarde, me rege, me governe, me ilumine.

Amém.”

Oração da criança evangélica

Qualquer outra oração pode ser feita pelos evangélicos também, adaptadas às suas crenças, é claro.

Uma das principais características do louvor evangélico é que pode ser moldado na maioria das vezes com suas próprias palavras, ditas em voz alta, como um louvor direcionado aos céus.

Nesse louvor, a criança pode criar seus próprios pedidos, preces, agradecimentos e bênçãos! São alguns exemplos:

 

“Meu Jesus, me ajuda, nesse dia obedecer o papai e a mamãe e, não brigar com eles e nem com os meus amiguinhos. Amém!”; ou “Ó meu bondoso Papai do Céu, queremos agradecer o lanchinho que agora vamos comer.

Amém!”; ou “Jesus, vou para a escola, como o Senhor também foi. Que nada me aconteça no caminho. Quero aproveitar bem as aulas.Quero aprender bastante. Não se esqueça das crianças que não têm escola, e abençoe os professores e as professoras. Amém!”

Percebe a proximidade com a criança? Com o passar do tempo, ela vai aumentando seu tempo de agradecimentos e pedidos, e assim louvando cada vez mais a Jesus Cristo. Desperte este lado na criança e admire-se!

Recomendamos para você