Em busca de paz interior? Conheça a oração da serenidade, uma oração que pede a Deus por aceitação, coragem e sabedoria perante problemas inevitáveis e até mesmo aqueles que podem mudar com sua força de vontade.
Conheça os fundamentos, de onde ela vem, a oração original e muito mais a seguir.
O que é a oração da serenidade?
A oração da serenidade é uma oração que deve ser feita quando alguém precisa de equilíbrio e harmonia perante algum problema ou aflição. É um pedido direto ao Senhor de serenidade, aceitação, coragem e sabedoria para entender o problema, saber enfrentá-lo e ter forças para superá-lo.
Explicação da oração da serenidade
De acordo com o teólogo norte-americano Reinhold Nieburh, a oração não é bíblica, mas é um grande ensinamento que todo cristão deve ter para a vida. Confira as partes da oração:
1. Aceitar o inevitável:
Coisas inevitáveis como a morte, envelhecimento, consequências de uma doença grave, problemas com vícios, dentre outros semelhantes, podem ter desmoronar uma pessoa.
E essa oração ensina as pessoas a aceitar aquilo que não pode ser mudado. A aceitação traz o conforto e a paz interior, até que tudo se acalme novamente.
2. Coragem para mudar:
A oração também auxilia naqueles momentos em é que preciso um primeiro passo para mudar tudo, direcionada a problemas que não são necessariamente inevitáveis.
É relacionada ao comprometimento e vontade de mudar, como em problemas de vícios (bebida, cigarro, comida, etc.), hábitos ruins que afetam você ou aos outro, e afins.
3. Sabedoria para distinguir a diferença:
A sabedoria que a oração traz é relativa ao entendimento dos dois tópicos anteriores; tanto da aceitação, para algo inevitável; quanto para a coragem para mudar, para algo evitável.
Sem sabedoria para isso, a vida sempre será vista como algo negativo, “arrastada”, sem intenção de ser feliz. É o ensinamento mais importante, pois sem ele, os outros dois não são aprendidos com a oração.
Origem da oração da serenidade
Não se sabe exatamente quem inventou a oração da serenidade, mas vários registros indicam que ela surgiu no período da Segunda Guerra Mundial como um pedido de forças e de fé.
Pode ter sido um historiador, soldado ou qualquer outra pessoa que passou por dificuldades durante esses anos de guerra.
AA: Oração da serenidade para alcoólicos anônimos
A oração da serenidade também é muito utilizada por grupos de ajuda, como os alcoólicos anônimos (AA). Esses grupos buscam forças e motivação em vários aspectos, inclusive por meio da fé.
Com esta oração, repleta de palavras fortes e um pedido de coragem e sabedoria, a vítima do álcool pede reforço para vencer o vício e seguir uma vida tranquila e saudável. Além do AA, outro grupo que também insere a oração no dia a dia são os Neuróticos Anônimos.
Oração da serenidade original e completa (Católica)
Conheça a oração da serenidade original a seguir. Com ela, você ora para Deus em busca da paz interior, perante momentos de incerteza, medo, desespero.
A aceitação também é um tema abordado, pois em vários momentos da vida poderemos nos deparar com problemas que fogem do nosso controle, então nos resta confiar e ter fé que tudo poderá melhorar. Confira a oração original:
“Deus, concedei-me,
A serenidade para aceitar as coisas que eu não posso modificar;
Coragem para modificar as coisas que posso, e
Sabedoria para saber a diferença.
Vivendo um dia de cada vez;
Desfrutando um momento por vez;
Aceitando as dificuldades como o caminho da paz;
Tomando, como ele fez, este mundo pecaminoso como ele e, não como eu gostaria que fosse;
Confiando em que ele fará todas as coisas certas se eu submeter-me a sua vontade.
Que eu possa ser razoavelmente feliz nesta vida;
E infinitamente feliz com ele para sempre na próxima.
Amém.”
Oração da serenidade curta
A oração acima é a oração completa, mas você também pode rezar a oração abaixo que é uma versão resumida.
Ela é mais fácil de ser decorada para você rezar durante o dia, sempre precisar ficar lendo em nenhum lugar. Anote num bilhete e leve com você na sua carteira, se necessário:
“Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que eu não posso modificar. Coragem para modificar aquelas que eu posso. E sabedoria para distinguir uma das outras. Amém.”
Oração da serenidade de São Francisco
Algumas fontes até mais antigas indicam que o autor da oração da serenidade foi São Francisco de Assis. Confira abaixo uma versão pequena e forte da oração, com os mesmos fundamentos, de São Francisco:
“Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado… Resignação para aceitar o que não pode ser mudado… E sabedoria para distinguir uma coisa da outra.”
Existe oração da serenidade em versão espírita?
Não necessariamente. A mesma oração da serenidade original que é rezada por católicos e evangélicos, também pode ser orada por espíritas. Independente de crenças, o importante é direcionar a mensagem da oração ao conforto que você busca.
Vídeo: Oração da serenidade
Confira abaixo um dos vídeos do canal Orações de Fé sobre a oração da serenidade. Assista o vídeo sempre que necessário e mande-o para seus amigos e familiares que estejam enfrentando problemas semelhantes, necessitando de aceitação, coragem e sabedoria. Amém?