Oração de Natal: Aprenda as melhores para você fazer junto com a sua família

O Natal é a data mais importante para os cristãos de todo o planeta, pois ele significa, exatamente, o nascimento do Deus vivo, humano, Jesus Cristo.

Por isso, a data também é tempo de união, de conversa, de perdão, de conciliação, de empatia, de acreditar no outro e de celebrar a paz.

Assim, a oração de Natal é uma necessidade para que tudo isso ocorre e que Deus abençoe a todos os envolvidos.

Oração de Natal

Nos tópicos a seguir você vai conhecer as principais orações de Natal que devem ser feitas por toda a família para garantir a benção do Senhor Jesus Cristo e também a felicidade de cada um dos membros que participam dessa ceia e celebração. Veja!

Oração de Natal Infantil

Jesus já dizia que a inocência do coração infantil dá a elas o reino dos céus, independente de qualquer coisa. Por isso, ensinar às crianças toda essa força que elas possuem e o poder que elas têm com o próprio Deus vivo é algo muito legal, que vai fazer as crianças perceberem a importância que elas possuem com o ser mais poderoso e bondoso do universo.

Com isso, ensinar as crianças a orarem e rezarem desde novas é uma forma não só de perpetuar a crença no cristianismo, mas também de fazer essa criança aprender a separar um momento para meditar, orar, pensar na própria vida, no que fez, no que deseja fazer, no perdão, na empatia, no amor.

E o bom disso tudo, da inocência infantil, é que o melhor é não fazer um texto pronto, mas sim que a própria criança crie uma linda oração para que ela faça na noite de Natal. O ideal é que ela não faça obrigada, mas sim por querer fazer, seja sozinha, no quarto dela, ou, então, na mesa junto com todos e todas.

Oração de Natal pelas famílias

A oração de Natal é, obrigatoriamente, pela família. Já que ela é a base de tudo, o seio da sociedade, que mantém um ser humano vivo e forte até os dias de hoje. A família é um presente de Deus e precisa ser guardada e protegida por todos os membros.

Em tempos de brigas por conta de opiniões e decisões políticas, o Natal é sempre uma boa data para celebrar a união, a empatia, o respeito, a tolerância, a aceitação ao diferente. O texto a seguir diz sobre tudo isso:

“Pai, hoje nesta noite especial onde estamos a celebrar o nascimento de teu filho, eu desejo colocar em tuas mãos todas as dificuldades das pessoas da minha família. Todos os sonhos também, e todas as lágrimas.

Principalmente toda a esperança que possuímos em nosso coração de que com a Tua ajuda essa situação irá se resolver.

E que nossa senhora possa cuidar daqueles que não têm a quem recorrer, da mesma maneira que ela cuidou do menino Jesus na manjedoura.

Abençoe particularmente cada membro da minha família, e, por favor, não deixe que eles sintam-se sozinhos, pois nunca estarão.

Sei que o Senhor e mais uma casta de anjos estarão protegendo-os sempre. Amém.”

Oração de Natal de um órfão de guerra

Existem orações que entraram para a história da humanidade, por conta da situação em que ela ocorreu e também pelo fato do que ela significa.

Uma dessas orações que ficou muito famosa em todo o planeta é a de um órfão de guerra, que perde o pai por conta da violência, da sede pelo poder, pela ganância.

É um texto muito emocionante e que deve ser lido e orado por você e sua família na noite de Natal para lembrar sempre que a paz é uma conquista diária, é só se descuidar um pouco que a guerra pode voltar.

“Papai Noel você que não se atrasa

Na visita anual que faz a terra

Veja se você faz voltar a minha casa

O meu papai que foi brigar na guerra

 

Você que pode muito mais que a gente

E que tem uma força sem igual

Bem podia me dar esse presente

Na noite milagrosa de natal.

 

Eu tenho o coração feito uma brasa

Nessa hora triste em que rezar eu venho

Todos tem o seu papai dentro de casa

Só eu papai Noel é que não tenho

 

Ele partiu numa manhã estranha

Que da lembrança nunca mais me saí

Disse que ia brigar lá na Alemanha

E desde então não vejo mais papai

 

Ele escrevia sempre,

mamãe lia suas cartas baixinho, de vagar

eu voltarei em breve ele dizia

que esta guerra está prestes a acabar.

 

Depois passaram meses, muitos dias

Notícia alguma de papai nos veio

E mamãe na maior das agonias

Esperava a passagem o correio.

 

Nada vinha, o silêncio era completo

E uma coisa que até hoje não sei bem

Mamãe passou a se vestir de preto

E nunca mais sorriu para ninguém

 

E por final, numa última batalha

Só de lembrar o coração me dói

O correio nos trouxe uma medalha

Com cinco letras da palavra Herói

 

Porque será Papai Noel me arrasa

Essa dor que a alma me corrói

Se os tais heróis não voltam mais pra casa

Será que vale a pena ser herói?

 

Papai Noel meu santo e bom paizinho

Meu coração te pede sem revolta

E eu sei que você vai dar um jeitinho

E mandar o meu papai de volta.

 

E adormeceu abraçado ao retrato

Seu sono manso, plácido, infantil

E encontrou de manhã no seu sapato

Uma enorme bandeira do Brasil.”

(Texto de Orlando Cavalcante)

Oração de Natal do Papa

Todos os anos, na hora da meia-noite do dia 24 para o dia 25, o Papa se reúne na Basílica de São Pedro para rezar a Missa do Galo que traz a notícia do nascimento de Jesus Cristo.

É uma linda missa, que quem puder pela televisão ou até ao vivo, não deve perder, porque não é uma oração apenas, mas todo um culto em prol do nascimento do Deus vivo.

Em cada ano, o Papa oferece uma mensagem em forma de oração para que as pessoas se sintam abençoadas pelo menino Jesus. No último ano, a mensagem do Papa Francisco foi a seguinte:

 

“O Natal costuma ser uma festa ruidosa, há muito barulho, nos faria muito bem um pouco mais de silêncio, para ouvirmos a voz do Amor”

Natal é você, quando decide nascer de novo, cada dia, deixando que Deus penetre seu interior.

O pinheiro do Natal é você, quando resiste fortemente aos ventos e dificuldades da vida.

Os enfeites de natal são você, quando suas virtudes são cores que enfeitam a vida.

O sino do natal é você, quando chama, une, reúne, congrega pessoas.

A luz do natal é você, quando ilumina com sua vida, o caminho dos outros através da bondade, paciência, alegria, generosidade.

Os anjos do natal são você, quando canta ao mundo uma mensagem de paz, de justiça e de amor.

A estrela do natal é você, quando conduz alguém ao encontro do Senhor.

Você também é os reis magos, quando dá o melhor que tem aos necessitados

A música do natal é você, quando consegue encontrar harmonia interior.

O presente do natal é você, quando é verdadeiramente amigo e irmão de todo ser humano.

O cartão de natal é você, quando a bondade está escrita em suas mãos.

A felicidade do natal é você, quando perdoa e restabelece  a paz mesmo que ainda esteja sofrendo.

O presépio do natal é você, quando sacia de pão e de esperança o pobre que está ao seu lado.

Você é sim a noite de natal, quando humilde e consciente recebe, no silêncio da noite  o Salvador do mundo sem barulho nem celebrações, você é sorriso de confiança e ternura na paz de um natal perene, que estabelece o reino em você.”

Oração de Natal Evangélica

As religiões do contexto evangélico possuem cada uma delas uma oração diferente para ser feita durante a ceia de Natal. Porém, existem algumas que são mais gerais e podem ser feitas por fiéis de quaisquer congregações. Confira um exemplo abaixo!

“Quero eu Senhor, neste Natal enfeitar todas as árvores do mundo com frutos que alimentem a todos os que têm fome.

 

Quero eu Senhor, neste Natal construir uma manjedoura para cada desabrigado. Quero eu Senhor, neste Natal me tornar uma estrela para orientar os Reis Magos da Paz para cessarem de imediato as violências entre meus irmãos.

Quero eu Senhor, neste Natal ter o coração grande e a alma pura para abrigar os que concordam e principalmente os que de mim discordam.

 

Quero eu Senhor, neste Natal poder presentear o mundo me tornando um ser humano menos egoísta e com mais humildade para pedir menos para mim e contribuir mais para meu semelhante.

Quero eu Senhor, neste Natal agradecer-te por tantas bênçãos, em especial, aquelas que vieram em forma de sofrimento e com o passar do tempo tem construído em meu peito o abrigo seguro de onde nasce a Fé.”

Oração de Natal católica

Já para os católicos, o Natal é uma das celebrações mais importantes da história da humanidade e junto do nascimento de Cristo também é necessário orar pela virgem Santa Maria e pelo carinhoso São José.

Além do Pai Nosso, é também é rezado a oração da Ave Maria e uma oração para São José que é a seguinte:

 

“Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possível as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos.

Tomai sob vossa proteção a causa importante que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável.

Ó Pai muito amado, em vós depositamos toda a nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder.

São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família que jamais houve, sede, nós vos pedimos, o pai e protetor da nossa, e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria.

São José, rogai por nós que recorremos a vós.”

Oração de Natal Espírita

As religiões de matriz espírita, como o kardecismo, a umbanda e o candomblé também realizam orações de Natal muito lindas para quem tem fé nessas religiões que, no fim de tudo, sempre louvam ao mesmo Deus.

No kardecismo, que é a corrente mais conhecida do espiritismo, há uma linda prece que pode ser feita por todos:

 

“Meu bom Deus, é com humildade que me dirijo a Vós.

Em nome de todos desta Família, e no meu próprio, dos presentes e dos ausentes, eu venho a Vossa Divina Presença, para agradecer tudo o que de bom conseguimos realizar.

Agradecer-Vos por nos ter dado forças para que pudéssemos enfrentar as dificuldades naturais da vida.

Agradecer-vos por não haver permitido que nos faltasse “o pão nosso de cada dia”.

Agradecer-Vos, Senhor, por não nos haver faltado saúde e disposição para enfrentarmos os momentos de doenças em pessoas de nossa Família.

E ao Vos agradecer, Senhor, eu Vos peço:

Que com Sua Benção, com a Proteção Divina de Nosso Senhor Jesus Cristo, cujo nascimento hoje se comemora, não permitais, Senhor, que haja desunião entre nós; que a Paz no Brasil e no mundo, seja uma realidade.

Que haja sinceridade em nossos atos, em nossas palavras, em nosso procedimento.

Permitais, Senhor, que tenhamos sempre Saúde, para podermos conduzir nossas Famílias, com o conforto que merecem.

Que nossos filhos possam seguir nossos passos, nossos exemplos, para serem dignos de Vossa Misericórdia, de Vosso Amor.

E que não nos falte nunca, Senhor, a Fé!

A Fé que serve de bálsamo em nossos momentos de angústia, de dores e de incertezas.

Que os Bons Espíritos de Luz possam derramar sobre nossas cabeças e nossos lares, a sua proteção, aliviando-nos em nossos momentos de aflição.

É isso, Senhor, que Vos pedimos, com Fé e Humildade.

E mais, Senhor:

Que com Sua Divina Bondade e Misericórdia, possais derramar sua Benção sobre nossa Ceia de Natal.

Amém!”

Oração de Natal Canção Nova

A Canção Nova é uma das redes da igreja católica que mais cresce no Brasil por conta da chamada renovação carismática que tenta trazer a igreja para o século XXI.

A Canção Nova é dona das orações mais belas feitas pela igreja católica na atualidade no Brasil, inclusive a de Natal que é maravilhosa e você tem acesso neste link!

Oração de Natal de Agradecimento

A oração de Natal precisa ser um momento de agradecimento a Jesus por ter nascido para salvar toda a humanidade.

Existem muitas orações, rezas e preces que são feitas por religiosos, mas o melhor mesmo é você criar a sua própria oração de agradecimento do fundo do seu coração.

Jesus vai se sentir muito mais querido com a mensagem feita por você mesmo do que uma copiada de uma igreja ou de um líder religioso.

Oração de Natal Antes da ceia

O ideal é que a oração seja feita antes da ceia, exatamente a meia-noite, para agradecer pela data que simboliza o nascimento de Cristo.

Essa oração pode ser feita por uma pessoa só, ou até por todos da mesa, a escolha de vocês. Só não deixe de fazer o agradecimento ao Deus vivo por estar no meio de todos e ter salvado todos com a própria vida.

Se tiver alguma outra opção de oração de Natal, deixe-a escrita nos comentários abaixo!

Veja também