Oração de Sexta-feira Santa: Universal, Umbanda, Cantada e mais!

Também conhecida como a Sexta-feira da Paixão, é na Sexta-feira Santa que celebramos a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. É um dia feito para adorar e ser grato a Jesus, por todo o seu sofrimento vivido por nós.

Para demonstrar sua gratidão e paixão nesta data tão tradicional, confira as orações de sexta-feira santa a seguir e escolha a sua!

Oração de Sexta-feira Santa

Oração forte de sexta-feira santa

A oração a seguir é conhecida por ter fortes palavras sobre a realidade que Jesus passou por nós. Com ela, demonstramos agradecimento e empatia por também carregarmos nossas cruzes diariamente. Para intensificar a força da oração, depois dela você pode rezar 40 Credos e 40 Glória ao Pai.

“Ó Jesus Crucificado, que com infinito amor quisestes sacrificar a vida pela nossa salvação; aqui viemos para agradecer-Vos tão grande bondade, mediante nossa entrega, arrependimento e conversão.

Pedimos perdão pelas culpas que cometemos contra a justiça e a caridade fraterna. Queremos, como Vós, perdoar, amar e acudir às necessidades de nossos irmãos. Dai-nos força para carregar a cruz de cada dia, suportando com paciência os trabalhos e enfermidades.

Amigo dos pobres, dos enfermos e dos pecadores, vinde em nosso socorro! E, se for para nosso bem, concedei-nos a graça que instantemente Vos pedimos.

Ó Jesus Crucificado, Caminho, Verdade e Vida, prometemos fiéis ao Vosso amor, seguir-Vos hoje e sempre, a fim de que, purificados pelo Vosso preciosos Sangue, possamos partilhar convosco das eternas alegrias da Ressurreição!

Senhor, eu vos agradeço por terdes morrido na cruz pelos meus pecados. Assim seja!”

Oração de sexta-feira santa (Segunda versão)

Esta versão da oração representa o reconhecimento da humanidade ao sacrifício de Cristo, e ao mesmo tempo uma gratidão enorme por ele ter ressuscitado e nos oferecer seu amor novamente. Para celebrar a vida eterna de Cristo, ore com muita fé a oração a seguir na sexta-feira da Paixão.

“Ó Cristo Ressuscitado, da morte vencedor, por tua vida e teu amor, revelaste a nós a face do Senhor. Por tua Páscoa o Céu à Terra uniste, e o encontro com o amor de Deus a todos nós permitiste.

Por ti, Ressuscitado, os filhos da luz renascem para a vida eterna, e abrem-se, para os crentes em Tua palavra, as portas do reino dos céus.

De Ti recebemos a vida que possuis em plenitude, pois nossa morte foi redimida pela Tua ressurreição, nossa vida ressurge e se ilumina agora, hoje e sempre.

Volta a nós, ó nossa Páscoa, Teu semblante redivivo e permita que, através de escutarmos a Tua Boa Nova, sejamos renovados, em alegria e amor, por atitudes de ressurreição e alcancemos graça, paz, saúde e felicidade para Contigo nos revestir de amor e imortalidade.

Com Deus e Jesus agora a vida é eterna, aproveitamos este momento para celebrar a Tua Glória, a Tua Paixão e a abertura do Céu a todos nós crentes em Tua palavra de esperança e amor.

A Ti, inefável doçura e nossa vida eterna, o Teu poder e o Teu amor reine entre nós agora e para todo o sempre. Que a Tua palavra seja a alegria de todos que em reunião com fé renovada celebram Jesus ressuscitado em glória a Teu nome .Amém!”

Oração de sexta-feira santa pelo Papa Paulo VI

Em 2018, o Papa Paulo VI foi canonizado como santo da Igreja Católica. Este foi um grandioso e influente cristão que fez de suas palavras uma oração para ser rezada nas sextas-feiras da Paixão.

Sejamos gratos e façamos de suas palavras uma forte oração. Para senti-la, separe um momento do seu dia na Sexta-feira Santa, vá para um local silencioso e medite as seguintes palavras:

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja!

Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus! Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos! Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa!

Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário! Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde, fiel e firmemente a vontade do Pai. Amém.”

Oração de sexta-feira santa na Umbanda

Na Umbanda, a Semana e a Sexta-feira Santa representam a criação do mundo, então é tradição os umbandistas se vestirem de branco, comerem apenas comidas brancas e celebrar as chegadas dos Orixás e se proteger contra os eguns.

A oração a seguir pode ser feita às 15h da Sexta-feira Santa, em jejum se possível. Reze-a 3 vezes, cheio de fé!

“Eram três horas da tarde quando a cabeça de Jesus pendeu no cruzeiro

Estremeceu o céu

Estremeceu a terra

Estremeceu o mar

Estremeceu as estrelas

Estremeceram os mortos e os vivos

Só não estremeceu o corpo de Jesus no cruzeiro, assim como não vai estremecer o corpo (nome da pessoa)

perante as enfermidades e as negatividades da vida terrena.”

Além da oração, os umbandistas também fazem a tradicional Garrafada, que é como um remédio para cicatrização de ferimentos. Deve ser ingerida após a oração.

Para fazer, basta macerar uma batata de milhomem, 3 pedras de cânfora, um galhinho de arnica, uma garrafa de cachaça e 7 grãos de pimenta-do-reino. Misture tudo e coloque em infusão na cachaça de um dia para o outro.

Oração antiga e poderosa de sexta-feira santa

As orações tradicionais e populares são as que você viu acima, mas existe uma que é mais antiga, não tão rezada mais, mas que possui lindas palavras e forte efeito.

Na Sexta-feira Santa ponha-se aos pés da cruz de Cristo, num horário dentre 12h e 15h, que foi a hora em que “se fez a escuridão na terra até a morte de Cristo”, mentalize seu sacrifício, e então reze a oração a seguir:

“Oh, meu Jesus, eu te suplico pelo preciosíssimo sangue do  teu divino coração, através da intercessão de tua mãe dolorosa, por tua dolorosa paixão e tua morte cruel, que me ajudes nesta grande necessidade (FAÇA SEU PEDIDO). Amém”.

Veja também