Uma das maiores tradições católicas é rezar junto com um terço, símbolo este que representa uma devoção especial à ‘Coroa de Rosas’ da Virgem Maria. Aprenda a rezar várias orações do terço abaixo e escolha aquela que mais atende às suas preces.
Por que rezar o terço?
Rezar o terço é fazer uma sequência de orações, geralmente dedicadas à Ave Maria, como uma forma de devoção, contemplação, louvor e súplica.
É muito importante que essas repetições não caiam num modo automático, em que o católico não preste atenção no que está falando ou orando mais, pois é a lucidez na proximidade com Cristo, Maria e o Espírito Santo que renova a fé.
Rezar o terço é extremamente benéfico para o coração de um cristão, pois traz conforto, renova a fé e traz força e esperança para o alcance das graças desejadas.
Oração do terço da Misericórdia
O terço a seguir deve ser feito por quem busca alcançar o perdão de Deus por conta de ações ruins e pecados cometidos. Também serve para aquele que se curva à Deus, se sente submisso à sua fé e está disposto a ter uma vida mais conectada com a religião.
“Pai-Nosso
Pai Nosso, que estais no Céu, santificado seja o Vosso Nome; venha a nós o Vosso Reino; seja feita a Vossa Vontade, assim na terra como no Céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
Ave-Maria
Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós os pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Creio
Creio em Deus-Pai Todo Poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; Padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai Todo Poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo,
na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
* Nas contas grandes:
Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade do Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro.
* Nas contas pequenas:
Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.
* No fim do Terço diz-se três vezes:
Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro.”
Oração do terço de São Miguel Arcanjo
É dito que cumprem-se todas as promessas de São Miguel Arcanjo a quem reza o seu poderosos terço todos os dias. Use-o como uma ferramenta para alcançar o que deseja, tendo fé em cada palavra.
Sobre o crucifixo, diz-se:
V: Deus, vinde em nosso auxílio.
R: Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
Glória ao Pai…
Depois, deixando para o fim as quatro contas que seguem a medalha, toma-se a primeira conta grande do Terço e reza-se a primeira saudação.
Primeira saudação
Saudamos o primeiro coro dos Anjos pedindo, pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Serafins, para que o Senhor nos torne dignos de ser abrasados de uma perfeita caridade. Amém.
Sobre as contas grandes:
São Miguel Arcanjo, Príncipe da Milícia Celeste, tu que foste escolhido para vencer as forças do mal, tu perante quem todo o inimigo recua, vem ajudar-nos, vem proteger-nos.
Expulsa para longe tudo o que poderá dificultar o nosso caminho na Fé e Santidade.
Com a tua espada atravessa o flanco daquele que quer afastar-nos da nossa Mãe, a Santíssima Virgem Maria, e leva-nos sempre junto do nosso Pai Celeste, lá, onde devemos morar como herdeiros do Reino. Amém.
– Credo
– Pai Nosso
– Ave Maria (3x )
– Glória ao Pai
Sobre as contas pequenas:
São Miguel Arcanjo, Príncipe da Milícia Celeste, protege-nos, defende-nos, vem em nosso socorro. Amém.
Segunda saudação
Saudamos o segundo coro dos Anjos pedindo, pela intercessão de São Miguel e dos coros celestes dos Querubins, para que o Senhor nos conceda a graça de fugir do pecado e procurar a perfeição cristã. Amém.(Uni Pai-nosso e três Ave-Marias; Glória ao Pai…)
Terceira saudação
Saudamos o terceiro coro dos Anjos pedindo, pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Tronos, para que Deus derrame em nosso coração o Espírito de verdadeira e sincera humildade. Amém.(Um Pai-nosso e três Ave-Marias, Glória ao Pai…)
Quarta saudação
Saudamos o quarto coro dos Anjos pedindo, pela intercessão de São Miguel e do coro celeste das Dominações, para que o Senhor nos conceda a graça de dominar nossos sentidos e de nos corrigir de nossas más paixões. Amém. (Um Pai-nosso e três Ave-Marias; Glória ao Pai…)
Quinta saudação
Saudamos o quinto coro dos Anjos pedindo, pela intercessão de São Miguel e do coro celeste das Potestades, para que o Senhor se digne proteger nossas almas contra as ciladas e tentações do demônio. Amém. (Um Pai-nosso e três Ave-Marias; Glória ao Pai…)
Sexta saudação
Saudamos o sexto coro de Anjos pedindo, pela intercessão de São Miguel e do coro admirável das Virtudes, para que o Senhor não nos deixe cair em tentação, mas que nos livre de todo mal. Amém. (Um Pai-nosso e três Ave-Marias; Glória ao Pai…)
Sétima saudação
Saudamos o sétimo coro dos Anjos pedindo, pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Principados, para que o Senhor encha nossas almas do Espírito de uma verdadeira e sincera obediência. Amém.(Um Pai-nosso e três Ave-Marias; Glória ao Pai…)
Oitava saudação
Saudamos o oitavo coro dos Anjos pedindo, pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Arcanjos, para que o Senhor nos conceda o dom da perseverança na fé e nas boas obras, a fim de que possamos chegar a possuir a glória eterna do Paraíso. Amém. (Um Pai-nosso e três Ave-Marias; Glória ao Pai…)
Nona saudação
Saudamos o nono coro dos Anjos pedindo, pela intercessão de São Miguel e do coro celeste de todos os Anjos, para que sejamos guardados por eles nesta vida mortal e por eles conduzidos à glória eterna do Céu. Amém. (Um Pai-nosso e três Ave-Marias, Glória ao Pai…)
Oremos (depois das cinco dezenas):
Deus todo-poderoso e eterno, que, por um prodígio de bondade e misericórdia para a salvação dos homens, escolhestes para príncipe de Vossa Igreja, o glorioso Arcanjo São Miguel; tornai-nos dignos de ser preservados de todos os nossos inimigos, a fim de que na hora de nossa morte nenhum deles nos possa inquietar.
São Miguel Arcanjo, contigo, pela graça de Deus Pai, nós queremos gritar no Céu: “Quem como Deus?!” Ajuda-nos a escolhermos sempre o bem e afastar para longe de nós tudo o que é mal, tudo o que possa ferir o coração de Deus.
Ajuda-nos a ser dignos do nosso batismo, a fim de que no dia querido, podermos reinar junto do nosso Pai e rezar pelas almas que se afastem do Reino de Deus.
São Miguel Arcanjo, nós temos confiança em Ti, nós cremos em todo o poder que Deus te deu para salvar as almas e vencer as forças do mal. Amém.
Ao final, reza-se:
Um Pai-nosso em honra de São Miguel Arcanjo.
Um Pai-nosso em honra de São Gabriel.
Um Pai-nosso em honra de São Rafael.
Um Pai-nosso em honra de nosso Anjo da Guarda.
Recitar: Glorioso São Miguel, chefe e príncipe dos exércitos celestes, fiel guardião das almas, vencedor dos espíritos rebeldes, amado da casa de Deus, nosso admirável guia depois de Cristo, vós, cuja excelência e virtude são eminentíssimas, dignai-vos livrar-nos de todos os males, nós todos que recorremos a vós com confiança, e fazei por vossa incomparável proteção que nos adiantemos cada dia mais na fidelidade e na perseverança em servir a Deus.
V: Rogai por nós, ó bem-aventurado São Miguel, príncipe da Igreja de Cristo.
R: Para que sejamos dignos de suas promessas.
Jaculatórias
Rogai por nós, bem-aventurado São Miguel, príncipe da Igreja de Jesus Cristo, para que sejamos dignos de suas promessas.
Ó Luminares radiosos do Céu, exército triunfante da Corte Celeste, assisti a Santa Igreja e dai-lhe vitória sobre todos os seus inimigos.
Ó Coros admiráveis da hierarquia celeste, que servis a Deus no Céu e na Terra opondo-vos ao mal, fazei que o bem triunfe sempre em nome de Deus Trino. Amém.”
Não entendeu? Acompanhe o terço no vídeo abaixo e aprenda a como fazer direitinho:
Oração do terço dos Homens
Diz-se que quando os homens rezam o terço, os Céus entendem como um pedido de socorro, como preces diretas a Jesus e São José. É um tipo de devoção que está cada vez mais comum pelo Brasil e criando testemunhos de que este terço mudou a vida de muitos homens para melhor.
“CANTO DA ENTRADA
Começa-se com a procissão de entrada de alguns membros do Terço dos Homens com uma Bíblia e uma imagem de Nossa Senhora, colocados, depois, em lugar adequado. Durante a procissão, usa-se um cântico previamente preparado.
SINAL DA CRUZ
Pelo Sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
ATO PENITENCIAL
Confesso a Deus, Todo Poderoso, e a vós irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes, por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa, e peço à Virgem Maria, aos anjos e santos, e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor.
CANTO DE INVOCAÇÃO OU ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO
Canto: À escolha e previamente preparado.
Oração: Vinde Espírito Santo! Enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.
Oremos: Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
LEITURA DO EVANGELHO
Leitura do Evangelho do dia.
INÍCIO DA ORAÇÃO DO TERÇO
Cada participante toma o seu Terço para o início da recitação.
OFERECIMENTO
Divino Jesus, nós Vos oferecemos este Terço que vamos rezar, meditando os mistérios da nossa Redenção.
Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.
Oferecemos, particularmente, em desagravo dos pecados cometidos contra o Santíssimo Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria, pela paz do mundo, pela conversão dos pecadores, pelas almas do purgatório, pelas intenções do Santo Padre, pelo aumento e santificação do clero, pelo nosso bispo e pelo nosso pároco, pela santificação das famílias, pelas missões, pelos doentes, pelos agonizantes, por aqueles que pediram nossas orações, por todas as nossas intenções particulares e pelo nosso querido Brasil.
INTENÇÕES DO TERÇO
Previamente preparadas pelos coordenadores.
Reza-se o Creio e o Pai-Nosso.
ÂNGELUS
Deus vos salve Virgem Filha de Deus Pai. Ave-Maria, cheia de graças, o Senhor é convosco. Bendita sois vós, entre as mulheres, e bendito é o fruto de vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Deus vos salve Virgem Mãe de Deus Filho. Ave-Maria, cheia de graças, o Senhor é convosco. Bendita sois vós, entre as mulheres, e bendito é o fruto de vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
JACULATÓRIA
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Oh! Meu Jesus perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, convertei os pecadores, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem. Abençoai o Santo Padre, o Papa. Santificai a vossa Igreja dando a unidade e a paz.
Na Oração do Terço meditamos, em cada mistério, todas as passagens bíblicas que narram a história da nossa Salvação em Jesus Cristo:
– Mistérios da Alegria (ou Gozosos – Anunciação do Anjo até o encontro do Menino Jesus no Templo)
– Mistérios da Glória (ou Gloriosos – Ressurreição de Jesus até a coroação de Nossa Senhora);
– Mistérios da Dor (ou Dolorosos – Agonia de Jesus no Horto até sua Crucificação);
– Mistérios da Luz (ou Luminosos – Batismo de Jesus até a Instituição da Eucaristia).
Quando o mês possuir cinco semanas, repetem-se, na última, os Mistérios Gloriosos. Para os que rezam o Terço individualmente e diariamente, segue-se a ordem:
AGRADECIMENTO
Infinitas graças vos damos, soberana rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos, agora e para sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e, para mais vos louvar, vos saudamos com uma Salve! Rainha.
Reza-se a Oração da Salve Rainha
ALMA DE CRISTO
Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me.
Não permitais que eu me separe de vós.
Do espírito maligno, defendei-me.
Na hora da morte, chamai-me e mandai-me ir para vós,
para que, com os vossos santos,
vos louve por todos os séculos dos séculos. Amém.
ORAÇÃO DE SÃO BERNARDO
Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que jamais se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado vosso socorro e invocado vosso auxílio, fosse por Vós desamparado.
Animado eu, pois, com igual confiança em vós, ó Virgem entre todas singular, como a uma Mãe recorro. De vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro a vossos pés.
Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo Encarnado, mas dignai-vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.
Reza-se uma Consagração à Nossa Senhora
BENÇÃO FINAL
Ladainha de Nossa Senhora (Facultativa)
Oremos
Ó Deus, pela Imaculada Conceição da Virgem, preparastes para o vosso Filho uma digna mansão. Nós Vos rogamos que, tendo-a preservado de toda a mancha na previsão da morte do vosso mesmo Filho, nos conceda, pela sua intercessão, chegarmos até Vós também purificados de todo o pecado. Pelo mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.”
Oração do terço dos Mistérios Gloriosos (Quartas-feiras e Domingos)
Quem dedica seu terço aos Mistérios Gloriosos busca por vitória, salvação e proteção por parte de Maria, Jesus e o Espírito Santo. Rezar diariamente um terço fortalece a nossa fé, e este dos Mistérios Gloriosos é indicado para ser feito nas quartas-feiras e nos domingos.
1º MISTÉRIO: A RESSURREIÇÃO DE JESUS
Contemplamos a ressurreição de Jesus. A morte não é o fim para aqueles que crêem em Jesus. A vitória sobre a morte, a esperança na vida eterna, o envio a anunciar a boa-nova, a remissão dos pecados. A paz de Jesus àqueles que O seguem.
… Pai Nosso – Dez Ave-Marias – Glória ao Pai – Jaculatória …
2º MISTÉRIO: A ASCENÇÃO DO SENHOR
Contemplamos a ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo ao Céu. A volta ao Pai para preparar–nos um lugar e para cuidar de cada um de nós intercedendo junto a Deus pelo perdão de nossos pecados.
… Pai Nosso – Dez Ave-Marias – Glória ao Pai – Jaculatória …
3º MISTÉRIO: A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO SOBRE OS APÓSTOLOS
Contemplamos a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos reunidos com a Virgem Maria em Jerusalém. A vinda do Prometido, o Espírito Santo Paráclito: o advogado-defensor. O Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo os que vos disse.
O Espírito Santo que recebemos no Batismo é nosso condutor, defende-nos diante do Pai, pois temos um acusador dia e noite que nos acusa diante de Deus… satanás; mas o Espírito Santo que habita em nós, ora em nós com gemidos inefáveis, pois não sabemos o que pedir a Deus.
… Pai Nosso – Dez Ave-Marias – Glória ao Pai – Jaculatória …
4º MISTÉRIO: A ASSUNÇÃO DE MARIA AO CÉU
Contemplamos a assunção de Nossa Senhora ao Céu: o encontro da Mãe com o Filho no céu. Concebida sem pecado Virgem Santa merecedora de todas as graças.
A filha predileta do Pai sempre fiel a Deus, guardou tudo sempre em seu coração, virgem do silêncio, seu corpo templo do Espírito Santo, Sacrário Vivo, não poderia ser corrompido pela terra como simples pecadora.
… Pai Nosso – Dez Ave-Marias – Glória ao Pai – Jaculatória …
5º MISTÉRIO: A COROAÇÃO DE MARIA POR JESUS E OS ANJOS (A serva fiel de Deus tornou-se Rainha)
Contemplamos a coroação de Nossa Senhora como Rainha de todos os anjos e santos. Rainha dos Anjos: Uma mulher vestida de Sol, sobre a cabeça uma coroa de estrelas e sobre o os pés a lua.
Rainha da Terra, Rainha da Igreja intercessora poderosa junto a Jesus, tem poder de esmagar a cabeça do dragão infernal, na hora de nossa morte nos defenderá junto a Jesus, e a todos aqueles que por amor a ela e a seu filho forem fiéis na oração do Santo Rosário. …a cada Ave-Maria depositamos uma rosa a seus pés…
… Pai Nosso – Dez Ave-Marias – Glória ao Pai – Jaculatória …
Oração do terço dos Mistérios Dolorosos (Terças-feiras e Sextas-feiras)
Quem dedica seu terço aos Mistérios dolorosos pede por amor aos pecadores, mas também por quem está em agonia, sofrimento e teve alguma experiência próxima com a morte. Tais orações devem ser feitas preferencialmente nas terças e sextas-feiras.
1º MISTÉRIO: A AGONIA DE JESUS (Gêtsemani: vigilância, intercessão, oração)
Contemplamos a agonia Mortal de Nosso Senhor, quando suou sangue no Horto das Oliveiras. “Minha alma está triste a ponto de morrer, ficai aqui e vigiai. “Vigiai e orai para não cairdes em tentação, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.”
A oração e vigilância nos livra de cairmos nas armadilhas do demônio. Ele está sempre esperando uma oportunidade para nos fazer cair no pecado. Só com a força da oração constante podemos vencê-lo.
Jesus mesmo sabendo tudo o que iria lhe acontecer, suportou toda tristeza e foi obediente ao Pai.
Seguir o seu exemplo e em todas as coisas que nos acontecer, seja boa ou má …sempre seja feito a vontade de Deus e não a nossa, pois Ele sabe o que é melhor para cada um de nós.
… Pai Nosso – Dez Ave-Marias – Glória ao Pai – Jaculatória …
2º MISTÉRIO: A FLAGELAÇÃO DE JESUS ATADO A UMA COLUNA
Contemplamos a flagelação de Nosso Senhor. O sofrimento – a humilhação o escárnio- a violência de um inocente.
Toda essa humilhação e dor por cada um de nós, pecadores. O amor que sente por cada ser humano é impossível de se imaginar. E todas as vezes que pecamos e ofendemos um irmão estamos sendo os carrascos que torturaram Jesus.
… Pai Nosso – Dez Ave-Marias – Glória ao Pai – Jaculatória …
3º MISTÉRIO: A COROAÇÃO DE ESPINHOS
Contemplamos a coroação de espinhos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Cada ponta de espinho… um pecado – em cada gota de sangue derramado o perdão.
Sua sagrada face coberta de sangue… o sangue que nos lavou e limpou de nossos pecados; na dor provocada pelos espinhos resgatou-nos da morte. O mesmo sangue que hoje derrama em cada Santa Missa Celebrada; poderoso sangue redentor, que nos cura e liberta de toda escravidão do pecado.
… Pai Nosso – Dez Ave-Marias – Glória ao Pai – Jaculatória …
4º MISTÉRIO: JESUS CARREGA A CRUZ ATÉ O CALVÁRIO
Contemplamos a subida dolorosa de Jesus carregando a Cruz para o Calvário. O peso dos pecados do mundo nos ombros abriram chagas que chegavam até os ossos.
Todo aquele que quiser vir após mim, renegue a si mesmo toma sua cruz e siga-me. As cruzes diárias é caminho de redenção e salvação. Aceitar as cruzes é amar a Jesus e imitá-lo. O servo fiel que segue seu mestre e também dá a vida por outro irmão.
… Pai Nosso – Dez Ave-Marias – Glória ao Pai – Jaculatória …
5º MISTÉRIO: JESUS MORRE NA CRUZ
Contemplamos a crucificação e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Cruz, escândalo para os judeus, loucura para os gentios, consolo e sinal de fé para os cristãos.
A cruz Sagrada seja a nossa luz… todo sofrimento na terra não tem comparação ao da cruz do Senhor. Por amor ao ser humano e ao pecador suportou dores incalculáveis, humilhou-se, foi insultado e desprezado, tratado como o pior dos criminosos. O maior dos tesouro de um cristão ..honrar a Santa Cruz!
… Pai Nosso – Dez Ave-Marias – Glória ao Pai – Jaculatória …
Orações do terço da Canção Nova [VÍDEOS]
Pegue seu terço e acompanhe nos vídeos abaixo as orações com a equipe da TV Canção Nova, canal católico famoso brasileiro: